Recital na Biblioteca Brasiliana Mindlin celebra os 60 anos da Fapesp

O recital da pianista Bella-Kohn foi organizado em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa

21/06/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 01/07/2022 as 17:43
Em sua primeira visita ao Brasil, a pianista francesa Bella Kohn se apresentou na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em sua primeira visita ao Brasil, a pianista francesa Eloïse Bella-Kohn se apresentou na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) nesta segunda-feira, dia 20 de junho.

O recital foi organizado pela Embaixada da França no Brasil e pela Aliança Francesa e integra atividades de comemoração pelos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“É um privilégio receber aqui na BBM um concerto em comemoração pelos 60 anos da Fapesp, uma instituição fundamental para o desenvolvimento do conhecimento no Brasil, organizado em parceria com a França”, afirmou a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

O presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, fez questão de ressaltar que “esse concerto foi organizado por dois grandes amigos da Fapesp, a USP e o consulado francês, e fortalece ainda mais a tradição de cooperação das instituições do Estado de São Paulo com a França”.

[A partir da esquerda] A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Leite; o presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago; a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; e o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Além da comunidade universitária, o evento contou com a presença de membros do Consulado e dirigentes da USP e da Fapesp.

“A Fapesp é uma grande parceira das universidades francesas, dos pesquisadores franceses. Para nós, era muito importante participarmos dessas comemorações e escolhemos a USP, nossa outra grande parceira, como local ideal para oferecer esse concerto extraordinário com uma jovem e reconhecida pianista francesa”, explicou o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil.

Bella Kohn

Na primeira parte do recital, Bella Kohn apresentou a Suíte Francesa nº 3, BWV 814, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), um conjunto de seis obras compostas para o cravo, entre 1722 e 1725. Em seguida, a pianista executou os Prelúdios do Livro II, de Claude Debussy (1862-1918), um conjunto de peças curtas, compostas entre os últimos meses de 1912 e o início de abril de 1913.

Nascida em Paris, em 1991, Eloïse Bella Kohn aprendeu piano aos quatro anos de idade, na Escola de Música Yamaha, e seguiu uma carreira consistente, apresentando-se em importantes salas de concerto da França e de outros países da Europa. Com o violinista Christoph Koncz, fundou o festival Europäische Musiktage Heidelberg, cuja primeira edição aconteceu em 2020, em Heidelberg, Alemanha.

Assista ao vídeo produzido pela Agência Fapesp sobre o concerto.