Próxima segunda (14) terá lua cheia mais brilhante em cem anos

A última vez em que a Lua ficou tão próxima da Terra foi há 104 anos, em 1912, e a próxima ocasião acontece somente em 2034

 11/11/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 03/04/2017 as 13:47
Por

cab_steiner

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Na madrugada do dia 13 para o dia 14 de novembro deste ano, a Lua dará uma exibição de gala. Além de cheia, nesse dia ela aparecerá como uma “Superlua”, fenômeno que acontece quando ela está mais próxima da Terra. Assim, o brilho e o tamanho com que ela aparecerá para nós serão maiores – o que pode ser observado com um binóculo ou mesmo a olho nu, para observadores atentos e em boas condições do tempo. Em sua coluna na Rádio USP, o professor João Steiner comenta esta especial oportunidade de olhar para o céu.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.