USP promove no centro da cidade atividades em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Dia 5 de maio professores, alunos e farmacêuticos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto promovem atividades e orientação à população sobre os riscos da automedicação e suas implicações

02/05/2022 - Publicado há 2 anos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o uso de medicamentos deve ser feito com responsabilidade, sendo utilizados somente quando suas condições clínicas exigem. Nesse sentido, devem ser respeitadas as doses prescritas, além de fazer o uso no tempo propício. Por isso, o Ministério da Saúde estabeleceu que 5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Este ano, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP promoverá, no dia 5 de maio, atividades na Praça XV de Novembro, em Ribeirão Preto, das 9h às 15h.

Estudantes, farmacêuticos e docentes da FCFRP vão orientar a população ao uso, armazenamento e descarte correto de medicamentos, além de aconselhar quanto a infecções sexualmente transmissíveis, fotoproteção, hábitos saudáveis de vida e estratégias para o acompanhamento e controle das principais doenças crônicas.

Além de informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação e suas implicações, será aferida a pressão arterial, glicemia capilar, além do encaminhamento para o serviço público de saúde, se necessário.

Uso racional de medicamentos

A acadêmica Kimberly Fuzel, orientada pela professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP Regina Andrade, no podcast Pílula Farmacêutica, que vai ao ar pela Rádio USP, explica que os pacientes devem ter conhecimento de informações importantes sobre as medicações, “especialmente as possíveis interações que o novo medicamento pode apresentar com medicamentos já utilizados, os efeitos indesejáveis, como podem ser evitados ou diminuídos, se podem executar tarefas que exigem mais concentração durante o uso do medicamento e, caso já tenha tomado anteriormente, se apresentou alguma reação alérgica”.

Kimberly orienta que, na consulta, o paciente tire todas as dúvidas e informe ao médico sobre os medicamentos que já estão em uso. “Além disso, deve ser informado qualquer problema já apresentado por causa do uso de algum medicamento, inclusive alergia, e doenças que outros familiares apresentem, como hipertensão e diabete, por exemplo. Se é fumante ou toma bebida alcoólica, e a frequência que pratica alguma atividade física também são informações importantes para que seja escolhido o melhor tratamento. ”