Campanha Alimenta Ribeirão arrecada alimentos em mutirão drive thru neste sábado

Terceira edição do evento será no dia 7 de maio, das 9 às 13 horas, na Avenida Maurílio Biagi, próximo ao nº 1.400; campanha já arrecadou mais de 2 mil quilos de alimentos e R$ 22 mil para montagem de cestas básicas em dez meses

02/05/2022 - Publicado há 2 anos

Alunos e professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promovem a terceira edição do mutirão para arrecadação de alimentos no dia 7 de maio, das 9 às 13 horas, na Avenida Maurílio Biagi (próximo ao nº 1.400) em Ribeirão Preto. O evento integra a campanha Alimenta Ribeirão, que é realizada por alunos e professores da FMRP em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto com o objetivo de arrecadar recursos para montagem de cestas básicas para moradores da cidade.

As doações serão entregues no formato drive thru e podem ser destinados itens como: arroz, feijão, macarrão, açúcar cristal, óleo de soja, farinha de mandioca, extrato de tomate, pescado em conserva, bolacha maisena, sal, fubá, pó de café, milho em conserva, ervilha em conserva, leite em pó e achocolatado em pó.

A coordenação da campanha é realizada pelas estudantes Maria Carolina Bexiga de Oliveira, Júlia Panico Penfield, Letícia Fernandes e Giovana Munari; e pelos professores Carla Barbosa Nonino, Luciana Cisoto Ribeiro e Valdes Roberto Bollela, todos da FMRP; pela presidente da Fundo Social de Solidariedade, Mariana Aude Jabali; pela nutricionista Bianca Bellizzi de Almeida e por Crisângela Carloto Barros Araujo, diretora do Departamento de Gestão, ambas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); e Susy Elaine Bianco F. da Silva, responsável pelo Banco de Alimentos.

Mais de 2 mil quilos de alimentos e R$ 22 mil arrecadados

A campanha nasceu em agosto de 2021 com o desejo da aluna Maria Carolina Bexiga de Oliveira e da professora Carla Barbosa Nonino, ambas do curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP, de levar comida para famílias que foram prejudicadas pela pandemia. “Eu senti que precisava fazer algo a respeito e no mesmo dia o assunto foi tema de aula do professor Valdes Roberto Bolella, gerando uma inquietação muito grande em mim. Tudo foi fluindo quando iniciei meu estágio nos serviços municipais de assistência social da cidade”, afirma.

O desejo de organizar uma ação social em prol da população ribeirão-pretana foi recebido com muito apoio na Comissão Coordenadora do Curso de Nutrição e Metabolismo. “Abraçamos a causa e fomos muito agraciadas por termos encontrado pessoas tão parceiras que permitiram o desenvolvimento. Em especial, agradeço o apoio da dona Mariana Aude Jabali e da Renata Corrêa Gregoldo, secretária da Semas”, afirma a professora Carla Barbosa Nonino da FMRP, que é coordenadora da campanha e da comissão.

Em dez meses de campanha, já foram arrecadados cerca de 2.184 quilos de alimentos durante mutirões, eventos e pontos de coleta da ação. Por exemplo, foram doados 843 de arroz, 261 de feijão, 158 de macarrão, 428 de açúcar, 120 de sal, entre outros. Já em dinheiro, a ação conta com mais de R$ 22 mil destinados para compra de alimentos e montagem das cestas.

As arrecadações já contaram com o apoio de 100 voluntários que são funcionários, alunos e docentes dos cursos de Ciências Biomédicas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Medicina, Nutrição e Metabolismo e Terapia Ocupacional, todos da FMRP.

Como doar ou receber doações

A ação arrecada dinheiro, via PIX ou depósito bancário, para compra de cestas através da conta da campanha (Banco: 001 – Banco do Brasil; Agência: 28-0; Conta: 97.357-2; CNPJ: 56.024.581/0001-56), além de receber doação de alimentos nos pontos de coleta localizados no Hospital das Clínicas, no Campus e na Unidade de Emergência, e no Prédio Central da FMRP.

Para receber doações, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento e Cadastro Emergencial da Secretaria de Assistência Social (Cacem) no telefone 0800 016 0030.

Mais informações sobre a ação: alimentaribeirao@fmrp.usp.br, no Instagram do Alimenta Ribeirão ou acompanhe todas as ações da Semas e Fundo Social de Solidariedade no site da Prefeitura