Livro mostra como se fabrica um best-seller político

Obra do professor argentino Ezequiel Saferstein permite entender a engrenagem da propaganda política em tempos de polarização

 15/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 25/04/2022 as 13:52

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Lançado no ano passado pela Siglo Veinteuno Editores, o livro Como se Fabrica um Best Seller Político?, do professor Ezequiel Saferstein, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, é “uma pesquisa de fôlego, que nos permite compreender como se movimenta a engrenagem da propaganda política nestes tempos tão difíceis de polarização, fenômeno conhecido entre os argentinos como grieta, mas que parece cercar ou mesmo assombrar todo o Ocidente”. O comentário é da professora Marisa Midori, em sua coluna Bibliomania, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitida no dia 15 de abril de 2022.

“O autor demonstra que, desde o início do novo milênio, durante o mandato de Cristina Kirchner, o debate político argentino se viu às voltas com o ‘revisionismo dos setenta’, ou seja, o acerto de contas com a ditadura militar, que envolveu questões de direitos humanos, política de Estado e a abertura de processos judiciais”, destaca Marisa em sua coluna. Ao remexer o passado, continua a professora, vieram à tona diferentes escritos da reação, entre eles uma trilogia publicada pela Editora Sudamericana sob os títulos Fuimos Todos (2007), Nadie Fue (2008) e Volver a Matar (2009), de Juan Bautista Yofre. “Nos bastidores dessa verdadeira batalha editorial que se travou na época, a figura de Pablo Avelluto, ministro da Cultura do governo de Mauricio Macri, apresenta-se como um gatilho para se compreender o papel do editor, amparado, é claro, pelo grande capital, na compreensão das engrenagens do poder midiático – que age sobre a imprensa periódica, é claro, mas que não descuida dos livros.”


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

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