Ex-diretora da Poli assume a presidência do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

A ex-diretora da Escola Politécnica, Liedi Bernucci, comandará o IPT até agosto, com a possibilidade de ser reconduzida

25/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 08/03/2022 as 18:14
[A partir da esquerda] Flávia Gutierrez Motta, Liedi Legi Bariani Bernucci, João Doria, Bia Doria, Patricia Ellen da Silva, Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Luiz Silviano/Assessoria de Comunicação Corporativa do IPT
A ex-diretora da Escola Politécnica (Poli), Liedi Legi Bariani Bernucci, tomou posse como a nova diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A cerimônia foi realizada na manhã de hoje, dia 25 de fevereiro, no auditório do IPT, e foi prestigiada por pesquisadores, dirigentes e representantes de diversas instituições de pesquisa.

“Existe uma riqueza de projetos e trabalhos no IPT, com uma reunião de capacidades multidisciplinares de conhecimento sólido e experiente. Vamos estar atentos para que as ideias dos pesquisadores possam mudar os rumos de nossa economia, em parceria com os mais diversos parceiros, com especial atenção aos projetos de sustentabilidade que nos conduzam ao bem-estar e à saúde de um planeta equilibrado”, afirmou Liedi em seu discurso de posse.

A diretora-presidente também ressaltou a importância de o IPT ampliar seus horizontes na área de inovação para ajudar o Brasil a alçar um patamar mais elevado de desenvolvimento, oferecendo à sociedade soluções às demandas tecnológicas e de políticas públicas, colaborando para melhorar a vida da população e reduzindo a pobreza do País.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior lembrou que “o IPT nasceu dentro da Escola Politécnica e ganhou a autonomia em 1934, quando a USP foi criada. Entre tantas iniciativas do instituto, vale destacar que foram os pesquisadores do IPT que estimularam o governo a incluir na Constituição Estadual a garantia de financiamento da Fapesp, o que depois foi estendido às universidades. Se hoje temos esse ecossistema de pesquisa no Estado de São Paulo, que atrai pesquisadores de todo o Brasil, nós devemos a esses antecessores”.

Carlotti explicou que pretende “desenvolver uma forte relação com o IPT nos próximos anos, com o objetivo de impulsionar a inovação na Universidade. Nós precisamos apresentar para a sociedade o que fazemos e aumentar o impacto de nossas ações”.

Também participaram da cerimônia a primeira-dama do Estado de São Paulo, Bia Doria, e a diretora financeira e Administrativa do IPT, Flávia Gutierrez Motta, que havia assumido a presidência antes da chegada de Liedi.

A nova diretora-presidente do IPT, Liedi Legi Bariani Bernucci – Foto:

Ecossistema de ciência e tecnologia

Em seu discurso, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva, ressaltou a importância de manter o investimento em ciência e tecnologia. “Em São Paulo, teremos o maior orçamento de ciência e tecnologia da história. São R$ 21 bilhões, ao todo. Nós temos recursos, temos talentos. O IPT está no coração do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (Citi), que pretende criar aqui o Vale do Silício brasileiro. Nosso objetivo é abrir as portas do IPT para atrair cada vez mais projetos e parcerias internacionais para que possamos estar no centro da mudança que precisa acontecer no Brasil”, defendeu.

“Esse é o novo mundo. O mundo em que o setor público e o setor privado atuam de forma integrada, em que a academia está cada vez mais aliada à sociedade. O IPT é um exemplo disso. Já temos 12 empresas de alta tecnologia instaladas aqui, algumas das empresas mais conhecidas do mundo, e em breve serão 16. Esse será o centro nerval da ciência e da tecnologia do Brasil e da América Latina”, afirmou o governador João Doria.

Doria também chamou a atenção para a maior presença de mulheres na administração estadual. “É um privilégio uma mulher sucedendo a outra mulher na direção do IPT, o que representa fortemente a opção pela igualdade, pela diversidade e pelo respeito. No governo de São Paulo, 64% das posições de comando são ocupadas por mulheres. Carlotti, nada contra os homens, mas tudo a favor das mulheres”, brincou o governador.