USP inaugura Centro Intercultural Internacional com lançamento do Korea Corner

O Centro Intercultural Internacional é um espaço multicultural para convívio, troca de experiências e formação de parcerias

19/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 29/11/2021 as 17:14
[A partir da esquerda] O diretor do Centro Cultural Coreano, Wankuk Kim; o cônsul-geral da Coreia em São Paulo, Insang Hwang; o reitor Vahan Agopyan; e o presidente da Aucani, Valmor Tricoli – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Uma cerimônia que contou com a presença de dirigentes, pesquisadores e representantes de consulados de diversos países marcou a inauguração do Centro Intercultural Internacional da USP, na tarde de ontem, dia 18 de novembro.

“A internacionalização é fundamental para a formação de nossos futuros profissionais. Nossos alunos precisam ter a oportunidade de conhecer, experimentar e se preparar para os desafios de um mundo globalizado. Esse Centro Intercultural Internacional oferece um ambiente global, em que nossa comunidade possa interagir com outras culturas e ideias estrangeiras”, ressaltou o reitor Vahan Agopyan.

O presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Valmor Tricoli, explica que “a ideia é que este seja um espaço multicultural, multimodal, um lugar para trocar experiências, divulgar informações sobre oportunidades de intercâmbio, conhecer outras culturas, praticar idiomas. Com esse centro, esperamos criar uma rede de grandes parcerias internacionais, não só do aspecto científico, mas também cultural”.

A cerimônia de inauguração teve apresentações de música brasileira e coreana – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Tricoli lembra que a localização do Centro, bem no centro da Cidade Universitária e ao lado do Centro de Inovação da USP (Inova), também estimulará a interação com os pesquisadores dos laboratórios instalados no Inova.

“O principal objetivo da Aucani, e de todas as nossas ações, é tornar o ambiente interno na USP cada vez mais internacional, com o acolhimento e o convívio de pessoas de diferentes culturas, estimulando a interação e as parcerias”, afirmou.

Korea Corner

Inaugurando o novo Centro Intercultural Internacional, foi aberto o Korea Corner, um espaço dedicado para a divulgação da cultura coreana e de oportunidades de parcerias e intercâmbio na Coreia.

“A USP é uma das melhores universidades da América Latina e os talentos produzidos aqui estão atuando não só no Brasil, mas no mundo. É muito significativo que o primeiro espaço cultural dedicado a promover e apresentar a Coreia tenha sido criado no Centro Intercultural Internacional da USP, onde esses talentos estão reunidos”, afirmou o cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, Insang Hwang.

O espaço é decorado com objetos e livros sobre turismo, culinária, língua e cultura coreana – Foto: Cecília Bastos/Usp Imagem

O Korea Corner é uma realização do Centro Cultural Coreano no Brasil, com o apoio financeiro do Korea Foundation, e pretende estabelecer uma conexão entre os brasileiros e a Coreia, divulgando eventos e cursos oferecidos, como os de idioma, culinária, taekwondo e K-pop. O espaço é decorado com objetos culturais e livros sobre a língua, literatura, turismo e cultura coreana, além de tablets com conteúdos digitais.

“Eu considero este projeto muito significativo, porque criou um espaço permanente com o objetivo de apresentar a Coreia aos melhores talentos globais brasileiros. Esperamos que o Korea Corner desempenhe um papel de destaque no intercâmbio internacional dentro da Universidade de São Paulo”, afirma o diretor do Centro Cultural Coreano, Wankuk Kim.

Reitor Vahan Agopyan – Foto: Cecília Bastos/Usp Imagem

A exemplo do Korea Corner, outros países devem inaugurar em breve seus espaços no novo Centro, como Irlanda, Israel, França, Índia, Alemanha e Itália. “Ao todo, teremos 12 espaços de diversos países aqui no Centro. Assim, pretendemos criar um ambiente multicultural com exposições, eventos, palestras, rodas de leitura e outras atividades, desenvolvidas em parceria com consulados e universidades estrangeiras para estimular o convívio e divulgar oportunidades”, explica a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e colaboradora do projeto do Centro Intercultural Internacional, Laura Patrícia Zuntini de Izarra.

Escritório de Recepção aos Estrangeiros

Além do espaço intercultural, o Centro também possui um Escritório de Recepção Acadêmica aos Estrangeiros e Instituições Nacionais, que oferece informações sobre procedimentos de intercâmbio, documentação junto à Polícia Federal e recepção às delegações que visitam anualmente a Universidade.

“A recepção aos estrangeiros sempre existiu nas Unidades, mas faltava uma ação mais centralizada. Com o novo escritório, esperamos aumentar a visibilidade de nossas ações, disponibilizar material informativo em inglês, melhorar a sinergia e a troca de experiências com os escritórios internacionais locais”, ressaltou Tricoli.

O Centro Intercultural Internacional também será um local de encontro do programa USP iFriends e oferecerá oficinas informativas, para orientar alunos de intercâmbio e divulgar oportunidades no Brasil e no exterior.

Localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo –, o Centro Intercultural Internacional funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Espaço Korea Corner, no Centro Intercultural Internacional da USP – Foto: Cecília Bastos/Usp Imagem