Inscrições abertas para bolsas de intercâmbio no exterior

Oportunidades são para alunos de graduação e pós-graduação da USP

18/01/2017 - Publicado há 7 anos
Foto: Visualhunt
Estudantes podem escolher instituições em vários países – Foto: Visualhunt

.
Alunos de graduação e de pós-graduação têm a oportunidade de concorrer a várias bolsas de intercâmbio em universidades estrangeiras. Os editais estão disponíveis na página da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Université de Bordeaux

Até o dia 30 de janeiro, estão abertas as inscrições para o programa de Mobilidade Internacional para alunos de Graduação – Erasmus+ Ação-chave 1 – Université de Bordeaux, que oferece duas vagas de intercâmbio na Université de Bordeaux (França) para intercâmbio durante o 2º semestre de 2017.

O programa é voltado a estudantes de graduação com excelente desempenho acadêmico para a realização de disciplinas relacionadas ao seu curso. O intercâmbio ocorrerá no âmbito da Ação-chave 1 – Mobilidade de Indivíduos (Key Action 1 – Mobility of Individuals), do Programa Erasmus+, da União Europeia, cujo intuito é impulsionar qualificações e empregabilidade por meio da educação, formação, juventude e desporto.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Mundus e as dúvidas podem ser enviadas pelo Fale Conosco do sistema.

Universidade de Yale

Estudantes de pós-graduação das áreas de relações internacionais e assuntos globais, gestão ambiental, saúde pública, economia e finanças, ciências sociais, ciências políticas, direito e história contemporânea, com preferência por temáticas contemporâneas aplicadas, têm até o dia 3 de fevereiro para se inscreverem no Fox International Fellowship Program, da Universidade de Yale (EUA).

Os candidatos selecionados permanecerão um ano acadêmico em Yale para desenvolver sua pesquisa. Mais informações na página do programa.

Parcerias Estratégicas

Alunos de graduação têm até o dia 8 de fevereiro para concorrerem a uma das 46 bolsas para intercâmbio durante o 2º semestre de 2017, oferecidas pelo programa Parcerias Estratégicas – Mobilidade Internacional para Alunos de Graduação. As universidades estrangeiras disponíveis são parceiras da USP e ocupam posição de destaque nos rankings internacionais.

Bolsas para treinamento teórico e prático em idiomas

Até o dia 19 de fevereiro estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa para Treinamento Teórico e Prático em Idiomas. São dez vagas para alunos de pós-graduação como parte de sua formação e experiência pedagógica no ensino do inglês, junto ao Programa Language Education at USP. Os alunos devem estar regularmente matriculados nos programas: Programa Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Programa de Letras da FFLCH; e Programas da Faculdade de Educação (FE).

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Mundus e as dúvidas podem ser enviadas para o e-mail aucani.idiomas@usp.br.

Linköping University Summer Academy

Também estão abertas as inscrições para seis editais da Linköping University Summer Academy (Suécia), que acontecerá de 30 de junho a 29 de julho de 2017. As inscrições são para os cursos: Academic English; Drug Addiction – From Genes to Behaviour; Exploring Sweden; the Anthropological Way; Entrepreneurship and Knowledge Implementation for Improved Health Care; Innovation and Entrepreneurship in a Swedish context; e Leadership and Organisational Behaviour in Contemporary Organisations.

Alunos de graduação podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro, exclusivamente pelo Sistema Mundus. As dúvidas podem ser enviadas pelo Fale Conosco do sistema.

Da Assessoria de Imprensa da USP