Seminário aborda planejamento e governança de incertezas climáticas regionais

09/11/2021 - Publicado há 2 anos
Foto: Divulgação / DWIH

.
Num contexto marcado pelas incertezas causadas pelas mudanças climáticas, incluindo alterações significativas no regime hídrico em várias regiões, pesquisadores buscam responder a novos modelos de governança no Seminário Planejamento e Governança de Incertezas Climáticas Regionais, evento que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, com transmissão on-line gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição, pelo Canal IEE/USP no YouTube.

O seminário vai apresentar os resultados obtidos entre 2017 e 2021 no Projeto Temático Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face às Mudanças Climáticas – MacroAmb, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) dentro do programa de projetos de pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais. O projeto abrange a Região Metropolitana de São Paulo mais a área da Macrometrópole Paulista (São Paulo, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas e a do Vale do Paraíba e Litoral Norte), além de duas aglomerações urbanas – Jundiaí e Piracicaba; e uma microrregião – Bragança, numa área que reúne mais de 30 milhões de habitantes, enorme riqueza e grandes desigualdades.

Os participantes vão abordar novos modelos de governança que buscam lidar com as vulnerabilidades e incertezas geradas pelo ritmo cada vez mais veloz das mudanças climáticas globais, que impactam principalmente a população em situação de vulnerabilidade social e econômica.

O evento tem apoio de várias unidades da USP: Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Instituto de Estudos Avançados (IEA), Instituto Oceanográfico (IO), Faculdade de Saúde Pública (FSP), Instituto de Astronomia e Geociências (IAG), e Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Dia 18 de novembro, quinta-feira
13:30 – Abertura
14:00 – Palestra Inaugural
Paisagem, Conservação e Planejamento Ambiental no estado de São Paulo: Desafios contemporâneos e evolução do debate
15:00 – Exibição de vídeos de apresentação dos resultados de bolsistas vinculados ao projeto – Parte I
15:45 – Intervalo
16:00 – Apresentação de resultados de pesquisas do Grupos do MacroAmb – Parte I
17:30 – Exibição de vídeo do Projeto e produtos (Revista Diálogos Socioambientais, Portal, Livros, Artigos, etc.)
18:30 – Confraternização/Atividade Cultural

Dia 19 de novembro, sexta-feira
13:30 – Balanço do dia primeiro dia
14:00 – Mesa Redonda – Mudanças Climáticas, Planejamento e Governança em São Paulo
15:30 – Intervalo
15:45 – Exibição de vídeos de apresentação dos resultados de bolsistas vinculados ao projeto – Parte II
16:20 – Apresentação de resultados de pesquisas do Grupos do MacroAmb – Parte II
17:25 – Mesa Redonda de Encerramento: Próximos Passos
18:10 – Confraternização/Atividade Cultural

Veja a programação completa neste link.

Confira a transmissão do evento em: www.youtube.com/c/InstitutodeEnergiaeAmbienteUSP

.