Legado de migrantes, refugiados e exilados é tema de evento on-line

Encontro acontece nesta quinta-feira, dia 28, a partir das 15 horas, na plataforma Google Meet

 26/10/2021 - Publicado há 2 anos
Acampamento de refugiados sírios: migrações forçadas também estarão em debate no evento – Foto: European Union 2016/Fotos Públicas

 

O Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Leer) da USP realiza nesta quinta-feira, dia 28, mais um seminário do 1º Colóquio Internacional Deslocamentos Humanos, evento virtual que ocorre nas últimas quintas-feiras dos meses de abril a novembro deste ano, das 15 às 17 horas. A coordenação geral é da professora Erica Sarmiento. O Leer é ligado ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Desta vez, o tema do seminário é Marcas de um Legado: Migrantes, Refugiados e Exilados. Ele inclui três palestras, que abordarão a presença dos poloneses no Brasil, a importância dos migrantes para as artes plásticas em São Paulo e o legado dos movimentos migratórios.

Patrimônio Cultural Polonês no Brasil: o Papel das Lideranças na Formulação do Marco Legal em Municípios e Estados Brasileiros é a palestra que será proferida pela professora Schirlei Mari Freder, da Casa da Cultura Polônia Brasil, especialista em gestão social e membro do comitê executivo da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis desde 2012. É docente em programas de pós-graduação e pesquisadora na área de políticas públicas e culturais.

Já a historiadora Mirian Silva Rossi falará sobre Arte e Artistas Migrantes: a Gênese das Artes Plásticas na Pauliceia. Mirian é a coordenadora executiva do Arquivo Virtual Histórias Migrantes e coordenadora editorial do Leer. É formada também em Artes Plásticas pela USP.

Finalmente, O Legado das Travessias: Novas Formas de Estar-no-Mundo, Ordenar e Viver Entre-Mundos é o título da palestra a ser dada pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro, docente do Departamento de História da FFLCH e coordenadora do Leer, onde desenvolve o projeto Arqshoah – Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo. É autora de Dez Mitos sobre os Judeus (Ateliê Editorial), publicado em inglês, francês e espanhol, entre outras obras.

Os interessados em assistir ao colóquio devem preencher o formulário disponível neste link. Os inscritos receberão, nesta quarta-feira, dia 27, no e-mail cadastrado, o link para o evento, que acontecerá na plataforma Google Meet. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Foto: Divulgação

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.