“É uma honra visitar essa grande universidade. Minha missão é ajudar a ampliar as parcerias acadêmicas entre Brasil e Israel, fortalecendo o desenvolvimento da pesquisa e das relações entre os dois países”, afirmou Erdreich. No encontro, o cônsul-geral falou um pouco sobre sua carreira – atuou nas embaixadas na Itália, em Portugal e na República Dominicana – e sua experiência no estabelecimento de parcerias entre universidades.
O reitor Vahan Agopyan destacou a origem da USP como universidade de pesquisa de caráter internacional. “Somos uma universidade grande e multidisciplinar. Temos grupos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, e nosso interesse é apoiar tanto projetos de engenharia quanto de ciências sociais ou da saúde”, afirmou o reitor. Agopyan também elogiou a importância e o apoio constante dados pelo governo de Israel às suas instituições acadêmicas.
Participaram do encontro o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Valmor Alberto Augusto Tricoli; o diretor do Instituto de Estudos Avançados, Guilherme Ary Plonski; e o assessor político do consulado, Caique Terenzzo.
Em janeiro, o vice-cônsul-geral de Israel em São Paulo, Aviel Avraham, também visitou a Universidade e se reuniu com o reitor e outros dirigentes para discutir áreas de interesse mútuo e possíveis parcerias.