Especialistas discutem integridade corporativa no Brasil

No dia 13 de outubro, às 11 horas, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove mais uma palestra do ciclo “Repensar o Brasil”

 10/10/2016 - Publicado há 8 anos

No dia 13 de outubro, às 11 horas, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove mais uma palestra do ciclo Repensar o Brasil, em comemoração aos seus 70 anos. O tema desta vez será Integridade corporativa no Brasil, que terá à frente os professores Nelson Carvalho e Jerônimo Antunes, do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA, além de Sandra Guerra, presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em 2012 e 2016, e sócia-diretora da Better Governance, consultoria de governança corporativa.

repensarO exercício da governança corporativa é um dos temas de maior relevância na atualidade, tendo em vista seu impacto sobre a competitividade das empresas e o crescimento econômico do País. Para assegurar a integridade corporativa torna-se necessário garantir a articulação das atividades, entre as quais a auditoria, compliance, controles internos, ética empresarial, segurança corporativa e sustentabilidade.

Com base na experiência acumulada nos últimos anos, Nelson Carvalho, Sandra Guerra e Jerônimo Antunes analisam como as novas tecnologias digitais modificam o contexto no qual atuam os profissionais da contabilidade; como o novo relatório da auditoria independente lida com essas mudanças de contexto; quais são os desafios para os profissionais da contabilidade a partir dessas mudanças; e como o relatório integrado (RI) pode contribuir para aprimorar no Brasil a qualidade da informação corporativa em uma abordagem mais coesa e eficiente para o mercado e para a sociedade.

A conferência será das 11 às 13 horas, na Sala de Congregação da FEA, na Av. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária. A entrada é gratuita e aberta ao público, mas é necessário se inscrever neste link.

Quem são os conferencistas

Sandra Guerra
Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em 2012 e 2016. Sócia-diretora da Better Governance, consultoria de governança corporativa, com foco em conselhos de administração. Atuou como conselheira ou presidente em conselhos de administração e consultivo em diversas empresas, listadas ou fechadas. No mesmo período, foi membro do Council do International Integrated Reporting Council (IIRC).

Luiz Nelson Guedes de Carvalho
Presidente do Conselho de Administração da Petrobras S/A. Graduado em ciências econômicas pela Universidade de São Paulo e em ciências contábeis pela Faculdade São Judas Tadeu. Mestre e Doutor em controladoria e contabilidade pela Universidade de São Paulo – áreas de concentração: gestão de riscos, contabilidade internacional e auditoria independente. Professor no Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA USP, vice-representante oficial do CPC Brasil no EEG (Emerging Economies Group) do IASB (International Accounting Standards Board) de Londres.

Jerônimo Antunes
Conselheiro de Administração Independente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. Presidente do Comitê de Auditoria da BR Distribuidora S.A. Presidente do comitê de auditoria da Desenvolve SP. Possui mestrado e doutorado em Ciências Contábeis na área de especialização de Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo e graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Perito-Contador e Perito-Contador Assistente Técnico em diversas contendas, com atuações nas Câmaras de Arbitragem e Mediação do Ciesp-Fiesp, OAB e Câmara de Comércio Brasil-Canadá e no Poder Judiciário.

Mais informações: (11) 3091-5813, email imprensafea@usp.br

Da Assessoria de Imprensa da FEA


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.