Livro traz ensaios clássicos sobre a formação do Brasil

Textos do historiador e diplomata Manuel de Oliveira Lima serão lançados no dia 13, às 15 horas, no Youtube

 10/09/2021 - Publicado há 3 anos
O historiador e diplomata Manuel de Oliveira Lima – Foto: Funag/Gov

 

O livro O Descobrimento do Brasil e Outros Ensaios, com textos do historiador e diplomata pernambucano Manuel de Oliveira Lima (1867-1928), será lançado no dia 13, segunda-feira, às 15 horas, no canal da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP no Youtube. Lançado pelas Publicações BBM – braço editorial daquela biblioteca -, o livro traz sete textos de Oliveira Lima, relacionados à formação do Brasil. O evento de lançamento terá a presença do organizador da obra, André Heráclio do Rêgo, com mediação do vice-diretor da BBM, professor Alexandre Moreli.

“Os ensaios de Oliveira Lima são valiosas fontes para aqueles que pretendem conhecer mais sobre a historiografia da formação do Brasil”, destaca comunicado da BBM. “André Heráclio do Rêgo adiciona ao final de cada texto selecionado notas explicativas que fornecem ao leitor informações que contextualizam acontecimentos, datas e personagens abordados pelo historiador em seus textos originais.”

“A obra compõe a Coleção 3×22, um projeto da BBM que pretende difundir parte da produção acadêmica contemporânea ao explorar novas temáticas e narrativas que trazem outros olhares a versões canônicas da história do País”, ainda segundo o comunicado.

Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, Oliveira Lima foi educado em Lisboa, onde se formou em Letras e começou a se dedicar a pesquisas de caráter histórico. Atuou como diplomata em Portugal, Bélgica, Alemanha, Japão, Venezuela, Inglaterra e Estados Unidos. Apaixonado por livros, formou uma das maiores bibliotecas sobre o Brasil, com 58 mil volumes, que hoje fazem parte do acervo da Universidade Católica de Washington, nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.