Olhar sobre a natureza inspira arte de professora da USP durante a pandemia

Projeto iniciado durante o isolamento imposto pela pandemia fez surgir a exposição “Fragmentos do Olhar”, que será aberta nesta segunda, 13 de setembro, no Ateliê da Praça, em Ribeirão Preto

 13/09/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Foto: Geciane Porto

Impedida de fazer visitas, viajar e estar nos locais que gostaria, em função da pandemia, a professora Geciane Porto, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP resolveu retomar uma de suas paixões, a pintura. “No início da pandemia, trancada dentro de casa, eu resolvi voltar a pintar como uma forma de buscar viajar nas cores, pintar lugares que eu gostaria de ir, mas estava impedida de visitar, então reorganizei todos os meus horários para conseguir criar um espaço só para a pintura e comecei a fazer pesquisas por flores, árvores, lugares que gostaria de conhecer como inspiração”, conta.

Como resultado dessa busca surgiu o projeto Fragmentos do Olhar, exposição de toda sua produção nesse período, mais de três dezenas de pinturas com a técnica de  óleo sobre tela. “É um olhar sobre a natureza e os objetos na busca por novas perspectivas, uma busca por captar elementos essenciais na natureza, começando com a procura por cores intensas em flores e árvores, que vão deixando de lado a sua forma convencional e apresentando aspectos que sintetizam nuances, seja da luz, seja da forma desses elementos.”

A professora e artista conta ainda que “na medida em que o trabalho evolui, o formato deixa de ser um ponto central para a textura e as cores se sobrepujarem nos trabalhos”. “Esta perda da forma em busca da essência vai abstraindo dos elementos da natureza o seu movimento e nuances. Em uma busca por uma impressão momentânea, por uma nuance, um detalhe, uma luz, uma cor, um movimento. Sempre adorei pintar e agora está cada vez mais importante. Então decidi começar uma nova carreira nas artes”, finaliza.

A exposição será aberta na segunda-feira, 13 de setembro, às 17horas, e poderá ser vista até 21 de setembro, de segunda a sábado, das 9 às 18 horas, no Ateliê da Praça, Rua Garibaldi, 1.780, Ribeirão Preto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.