Pesquisas do Departamento de Física Médica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP foram destaques na última edição da Revista Fapesp.
Reportagem da revista fala de pesquisas dos pós-graduandos Felipe Grillo e Michelle Ferreira da Costa Abraão, que desenvolveram phantons, simuladores sintéticos do corpo humano que possuem propriedades e dimensões equivalentes aos de um paciente, permitindo que profissionais da área da saúde treinem técnicas e desenvolvam habilidades.
As pesquisas deram origem à empresa de pesquisa e inovação tecnológica Gphantom Simuladores do Tecido Biológico, fundada em 2013 por Grillo e Michelle. É especializada no desenvolvimento de phantons de tecido biológico para treinamento de procedimentos médicos guiados por ultrassom. A empresa se destaca pelo pioneirismo na área da educação em saúde e está Supera Incubadora de Empresas do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, que é uma parceria da USP, Prefeitura Municipal e do governo do Estado de São Paulo.
Veja neste link a reportagem publicada no Portal USP Ribeirão sobre phantons desenvolvidos no Departamento de Física Médica da FFCLRP.
Gabriela Vilas Boas, de Ribeirão Preto
Mais informações: (16) 98848-2468