Fuvest inicia inscrições para o vestibular 2022 da USP

São 8.317 vagas oferecidas para os cursos de graduação da USP; prazo para a realização das inscrições vai até o dia 1º de outubro

16/08/2021 - Publicado há 3 anos

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo exame de ingresso nos cursos de graduação da USP, recebe a partir desta segunda-feira, 16 de agosto, as inscrições para o concurso vestibular 2022. Os candidatos poderão se inscrever neste link até as 12 horas do dia 1º de outubro, com o pagamento da taxa no valor de R$ 182,00, que deve ser efetuado no máximo até o dia 5 de outubro.

A prova da primeira fase está prevista para o dia 12 de dezembro de 2021, enquanto as provas da segunda fase serão realizadas nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022.

No Manual do Candidato é possível conferir como funciona o processo seletivo e ter informações sobre a lista de vagas, o edital completo do concurso, informações sobre inscrição, provas, matrículas, além da descrição de carreiras e cursos. Ele ainda esclarece todas as novidades do próximo concurso.

Leituras obrigatórias

Para o concurso vestibular, a Fuvest exige nove livros de leitura obrigatória que são representativos dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa e integram o conteúdo da prova de Português. O Jornal da USP tem uma série de reportagens com professores da USP explicando as obras, clique em cada uma delas e confira:

.

Poemas Escolhidos
Gregório de Matos
Quincas Borba
Machado de Assis
Alguma Poesia
Carlos Drummond de Andrade

Angústia
Graciliano Ramos
Mensagem
Fernando Pessoa
Terra Sonâmbula
Mia Couto

Campo Geral
Guimarães Rosa
Romanceiro da Inconfidência
Cecília Meireles
Nove Noites
Bernardo Carvalho

Vagas

Das 8.317 vagas oferecidas pela Fuvest, 4.954 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência (AC), 2.169 vagas para candidatos de Escola Pública (EP) e 1.088 para alunos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (EP/PPI).

Os estudantes que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio, em 2021, também poderão participar da Fuvest como “treineiros” para avaliar seus conhecimentos. Há três opções de carreira: Treinamento Humanas, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas. São 200 “vagas” para cada área.

Site da Fuvest: www.fuvest.br/vestibular-da-usp

.