Reitor participa de lançamento da campanha Alimenta Ribeirão com concerto da USP Filarmônica

Em Ribeirão Preto, Vahan Agopyan também se reuniu com dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa e com coordenadores do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (Crid)

09/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 13/08/2021 as 18:34
O concerto da USP Filarmônica contou com a participação de 50 músicos, entre bolsistas alunos de graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e convidados, e teve a regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato – Foto: Reprodução

Um concerto especial da USP Filarmônica marcou o lançamento oficial da campanha Alimenta Ribeirão, no dia 6 de agosto, com a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan.

Realizada por alunos e professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), a campanha arrecadou, no final de semana de lançamento, mais de R$ 7 mil destinados para a compra de mais de 80 cestas básicas, que serão distribuídas pela Secretaria de Assistência Social (Semas) de Ribeirão Preto.

Durante o evento, transmitido on-line, Agopyan ressaltou a importância do projeto, que foi uma iniciativa da estudante do curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP, Maria Carolina Bexiga de Oliveira. “A Universidade tem procurado dar soluções definitivas para combater a fome. Não é somente uma atividade assistencial. Nossos alunos e nossos professores estão colocando o conhecimento para ajudar a resolver um problema social”, afirmou.

O reitor Vahan Agopyan e a estudante de Nutrição e Metabolismo da FMRP, Maria Carolina Bexiga de Oliveira, no evento de lançamento do projeto – Foto: Reprodução

O diretor da FMRP, Rui Alberto Ferriani, ressaltou que a campanha contribui para a formação de melhores profissionais e cidadãos. “Em respeito às mais de 500 mil vítimas da covid-19, e com nossos sentimentos aos entes queridos dessas pessoas, queremos unir nossa esperança de tempos melhores com arte e ação solidária”, disse.

O concerto da USP Filarmônica contou com a participação de 50 músicos, entre bolsistas alunos de graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e convidados, e teve a regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato. Assista, a seguir, à integra do evento.

Supera Parque

Além do lançamento da campanha Alimenta Ribeirão, o reitor da USP também se reuniu com dirigentes  das Unidades de Ensino e Pesquisa do campus de Ribeirão Preto e com coordenadores do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (Crid), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fapesp.

No final da tarde, Agopyan visitou o Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. No local, o gerente de Inovação e Tecnologia, Eduardo Cicconi, apresentou o SuperaLab Open Innovation, espaço compartilhado destinado a apoiar e desenvolver ações de empreendedorismo e inovação em instituições de ensino, empresas e governo; o projeto Container Park, espaço destinado a expandir a capacidade do Centro de Negócios e da incubadora de empresas do Supera Parque, com 1.500 metros quadrados, três pavimentos e dez módulos empresariais; além do Condomínio de Inovação, com 126 lotes e infraestrutura completa e conexão com startups e universidades.

Também foram apresentadas as atividades do Supera Parque no apoio às estratégias de combate à covid-19. Entre as ações, chamadas de SuperaAção, foram realizados mais de 128 mil testes de covid-19.

O reitor visitou o SuperaLab Open Innovation, espaço compartilhado destinado a apoiar e desenvolver ações de empreendedorismo e inovação em instituições de ensino, empresas e governo – Foto: Vladimir Tasca

Por: Rose Talamone e Giovanna Grepi