Seminário internacional inscreve trabalhos sobre Inteligência Artificial e impactos sociais

Evento on-line gratuito organizado pelo Centro de Inteligência Artificial C4AI será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro; pesquisadores da área podem enviar resumos até 5 de agosto

02/08/2021 - Publicado há 3 anos
Evento apresentará estudos de vanguarda que envolvam Inteligência Artificial, democracia e impactos sociais – Ilustração: Freepik

.
Para debater a interseção entre o mundo da Inteligência Artificial e a vida em sociedade, o Centro de Inteligência Artificial (Center for Artificial Intelligence – C4AI) vai realizar um evento on-line e gratuito, nos dias 13 e 14 de dezembro, com palestras internacionais e trabalhos de vanguarda na área. Pesquisadores que atuam com o tema também podem enviar resumos estendidos, de no máximo 15.000 caracteres, para os organizadores do evento, até dia 5 de agosto. As instruções para envio podem ser conferidas neste link.

A programação do evento Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais ainda prevê atividades para discussão de tópicos importantes divididos em três grandes blocos temáticos. Em Democracia e Inteligência Artificial, a abordagem será sobre a eleição de líderes que atentam contra o Estado Democrático de Direito e sua relação com a tecnologia numa era de desinformação.

Ética em Inteligência Artificial é outro tópico que vai destacar a Inteligência Artificial presente em assistentes pessoais, vacinas, veículos autônomos, cirurgias assistidas por computador, ensino a distância, mídias digitais, e-commerce e uma infinidade de outras aplicações e os problemas éticos e morais que se manifestam na busca pela melhoria da qualidade de vida e de diminuição da desigualdade.

O bloco temático Inteligência Artificial e o futuro do trabalho vai debater se esse tipo de inteligência vai substituir o trabalho humano ou torná-lo mais produtivo e compensador. Ainda, questões como educação e qualificação de profissionais para a nova era tecnológica; legislações trabalhistas e outras novas fronteiras das relações de trabalho; além de transparência e equidade na gestão do trabalho.

O Seminário Internacional Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais está sendo organizado pela área de Humanidades do C4AI, entidade criada como parceria entre USP, IBM e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio de várias instituições para a realização do seminário: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR), Observatório de Inovação, Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e Instituto Avançado de Proteção de Dados (IAPD).

Para saber mais e acompanhar a produção do seminário acesse:

Website e inscrições de resumos: http://c4ai.inova.usp.br/hseminar/2021
Redes sociais:  Twitter  |  Instagram  |  Facebook  |  Linkedin