Potencial de toxicidade de compostos bioativos é tema de evento on-line

A palestra, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, no dia 30 de julho, às 14h, vai abordar estudos de toxicidade em etapa essencial no desenvolvimento de substâncias químicas

 29/07/2021 - Publicado há 3 anos
Por

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realiza, no dia 30 de julho, às 14h, a palestra Avaliação in silico do potencial de toxicidade de compostos bioativoscom Luiz Carlos Dias, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os estudos de toxicidade fazem parte de uma etapa essencial no desenvolvimento de substâncias químicas, “especialmente de compostos bioativos, tais como fármacos e agroquímicos”, explicam os organizadores do evento. E a avaliação in silico do potencial de toxicidade destes compostos vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos tempos, principalmente nas áreas como planejamento e desenvolvimento de fármacos e na aprovação de novos pesticidas por agências regulatórias no mundo inteiro.

A palestra irá abordar diversas metodologias e software disponíveis para a realização de estudos de toxicidade e, ainda, “uma breve revisitação à atual compreensão sobre a aplicabilidade e relevância de predições computacionais de toxicidade no contexto de desenvolvimento de compostos bioativos”, adiantam. 

Não será necessário realizar inscrição prévia. Caso seja necessário comprovante de participação, solicitar após o término do evento ou na secretaria do Departamento de Química. 

Os alunos do PPGQ devem acessar o evento por aqui. Os demais podem acessar por aqui. 

Para mais informações: dq-pg-quimica@ffclrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.