Novo podcast vai debater a saúde pública nos diferentes espaços da vida em sociedade

Produzido pela Faculdade de Saúde Pública da USP, podcast será quinzenal e estará disponível em plataformas como Spotify e Anchor

14/07/2021 - Publicado há 3 anos
Saúde pública é tema de novo podcast da USP – Foto: 123RF

.
A reciclagem de lixo foi paralisada durante a pandemia, por representar possíveis riscos aos catadores. Os 5 Rs da teoria da sustentabilidade passaram a ser mais necessários do que nunca: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. E o aumento do uso do álcool em gel e das máscaras, tão necessários na pandemia, será que estão impactando o ambiente e a saúde? De que forma?

Para responder a essas questões, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP convidou a professora Helena Ribeiro, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP, para inaugurar o novo podcast Saúde É Pública. Os programas irão apresentar, quinzenalmente, temas transversais mostrando que a saúde pública está em todo lugar, em diferentes âmbitos da vida em sociedade. O Saúde É Pública já está disponível em diversas plataformas, incluindo Anchor e Spotify, nos links: anchor.fm/saudepublicafsp-usp  e open.spotify.com/show/4filA1ReFq7ycig7pGz52N ou confira o primeiro episódio no player abaixo:
.

Sob a coordenação editorial da jornalista e bacharelanda em Saúde Pública na FSP, Sylvia Miguel, o novo podcast  contou com a orientação do professor Eduardo Vicente, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a voz do radialista Cido Tavares, da Rádio USP, nas vinhetas, com faixas sonoras de abertura e encerramento cedidas gentilmente pelo artista @tin_moosic. A pós-edição é da estagiária Taís de Melo Morais. Os primeiros episódios tiveram a coprodução da estagiária Mariana Carrara, que também apresentou os boletins com a estagiária Taís. A apresentação e as entrevistas foram feitas por Sylvia, que já atuou no Jornal da USP e em outras unidades da USP, como o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e a Faculdade de Medicina (FM).

“No próximo episódios teremos a participação do professor Gonzalo Vecina falando da profissão do sanitarista. O tema rendeu e teremos uma suíte continuando o assunto no terceiro  episódio, com a participação da professora Marília Louvison e da convidada especial  Indyara de Araujo Morais, sanitarista e presidente da Associação dos Bacharéis em Saúde Coletiva. Elas falam sobre o controverso assunto da regulamentação da profissão do sanitarista. Já temos outras entrevistas gravadas, entre elas, da nutricionista Aline Martins de Carvalho, que vai contar um pouco sobre o que é ser nutricionista num mundo globalizado e dominado pelas redes sociais”, afirma a jornalista Sylvia Miguel.

Acompanhe os episódios do podcast Saúde É Pública neste link.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da FSP