Grupo de readequação do ano acadêmico divulga comunicado sobre início do segundo semestre letivo

07/07/2021 - Publicado há 3 anos

O Grupo de Trabalho responsável pelo Plano USP de Readequação do Ano Acadêmico (GT PRAA) divulgou hoje, dia 7 de julho, um comunicado sobre o planejamento do segundo semestre letivo de 2021.

De acordo com o documento, as aulas teóricas, tanto na graduação quanto na pós-graduação, deverão ser iniciadas por meio remoto. Novas orientações com relação ao retorno presencial deverão ser comunicadas.

Em situações excepcionais pontuais, desde que respeitados os protocolos de biossegurança, as unidades poderão promover aulas e atividades práticas presenciais, conforme fora especificado anteriormente pelo GT.

Para evitar prejuízos às atividades de pesquisa e de pós-graduação, estas podem continuar a ocorrer, desde que respeitados os protocolos de biossegurança, a critério de cada unidade considerando as suas especificidades.

As atividades de cultura e extensão devem continuar a acontecer preferencialmente por meio remoto.

Os servidores docentes e técnico-administrativos que já foram imunizados, qualquer que seja a vacina, podem retornar às atividades presenciais 14 (quatorze) dias após terem recebido a segunda dose ou a dose única.

O comunicado reitera, ainda, a necessidade de que a comunidade universitária mantenha o estrito seguimento às normas de segurança sanitária. As pessoas, incluindo as já imunizadas, devem manter o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento físico, a higienização constante das mãos, além das demais medidas de biossegurança. Clique aqui para acessar o documento.

As implicações do decreto nº 65.849, de 6 de julho de 2021, serão consideradas no próximo comunicado.

O GT PRAA é coordenado pelo vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes, e formado pelos professores André Lucirton Costa, Edson Cezar Wendland, Gerson Aparecido Yukio Tomanari, Mônica Sanches Yassuda e Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho.

O grupo é responsável pelo desenvolvimento e pela atualização do Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais, que define protocolos, oferece recomendações e apresenta orientações aos gestores e aos membros da comunidade universitária para a viabilização progressiva das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nos campi, que estão suspensas desde o dia 17 de março do ano passado, por conta da pandemia da covid-19.