Aprimorar a cultura científica de estudantes do ensino básico e, por meio de vídeos, despertar o interesse dos jovens na área da ciência. Esses são os objetivos do Adote Online, programa da Casa da Ciência que está com inscrições abertas para pesquisadores e pós-graduandos trabalharem na produção de vídeos sobre conceitos de diferentes áreas de especialização científica no segundo semestre de 2021. No final de cada videoaula os pesquisadores darão um desafio sobre o tema para os alunos solucionarem e para fixar o aprendizado.
O Adote Online é uma derivação de outra atividade, o Adote um Cientista, que ocorria de maneira presencial antes da pandemia e recebia estudantes e professores da região em reuniões semanais com pesquisadores da USP. A proposta é sempre divulgar a ciência entre jovens estudantes, além de auxiliar o trabalho de professores do ensino básico. No formato virtual, os vídeos elaborados abordam temas relacionados à área de estudo dos pesquisadores que realizam a produção, ou a conteúdos dominados por esses cientistas. Confira alguns vídeos do projeto já realizados no Canal da Casa da Ciência no YouTube.
Exemplo de vídeos do projeto Adote Online
Sobre a Casa da Ciência
Com 21 anos de existência, a Casa da Ciência é um programa do Hemocentro de Ribeirão Preto que desenvolve atividades de ensino de ciências com o objetivo de aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino e apoiá-los. O programa segue uma linha educacional que conta com pesquisadores e pós-graduandos da USP e do Hemocentro de Ribeirão Preto. O projeto é parte do Centro de Terapia Celular (CTC-USP), integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).