Na edição do História do Rock desta semana, Mário De Vivo continua a falar sobre a banda U2 e seu sucesso a partir da década de 1980. Nesse período o grupo investiu em uma mudança de estúdio e produtor, contratando Brian Eno, e em 1984 lançou o álbum que apresenta o divórcio da banda com o movimento punk. Duas músicas mostram a sonoridade mais suave da nova fase: Pride, in the name of love e The unforgettable fire.
Três anos depois, em 1987, a banda lançou o álbum The Joshua Tree e marca a adequação do grupo a um estilo de música mais americano, mas sem perder o refrão forte e a guitarra do Edge, a marca registrada da banda. O disco teve uma repercussão positiva e De Vivo apresenta uma sequência de músicas do álbum com Where the streets have no name e I still haven’t found what i’m looking for.
Em 1988 o grupo lança o álbum que daria ao U2 a sua primeira canção número um na Inglaterra, a música Desire. O disco, apesar de ter um apelo mais voltado para o público americano, apresenta algumas críticas à sociedade dos Estados Unidos da época.
No próximo episódio do História do Rock, De Vivo continua a falar sobre a trajetória do U2 na década de 90 até chegar neste século.
Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: rocknausp@usp.br.