USP oferece curso gratuito de computação para motivar futuros talentos

Iniciativa do Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), o curso é voltado para crianças e adolescentes para promover o pensamento computacional entre alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental

 07/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 28/05/2021 as 17:38
Por

O pensamento computacional é uma metodologia que envolve a formulação e solução de problemas no aprendizado de crianças e adolescentes. Para preparar e estimular novos talentos na área da computação, o Departamento de Computação e Matemática, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, oferece o curso Pensamento Computacional para alunos do ensino fundamental. As inscrições já estão abertas, até o dia 31 de maio, e podem ser feitas aqui

Voltado para alunos dos 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares da região de Ribeirão Preto, o curso será composto de seis aulas, ministradas duas vezes por semana por alunas do curso de Computação da FFCLRP, com supervisão e apoio da professora Alessandra Alaniz Macedo, coordenadora do curso, entre os dias 9 e 28 de junho. 

O curso tem como objetivo ensinar os jovens a trabalharem conceitos computacionais para criar soluções tecnológicas voltadas a seres humanos de forma divertida e estimulando os alunos a pensar e analisar como organizar ideias, além de incluir a invenção de um jogo ou animação ao final do curso. 

A iniciativa é uma parceria entre o Departamento de Computação e Matemática e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e serão utilizadas ferramentas criadas na USP, além de outras instituições, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Devido à pandemia de covid-19, as aulas serão remotas, pela internet, sendo necessário possuir um computador para uso durante as aulas e conexão à rede. 

Mais informações pelos e-mails: dcm@listas.ffclrp.usp.br ou ale_alaniz@ffclrp.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.