USP em Piracicaba realiza Semana da Mobilidade

A intenção do evento é promover uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis e estimular o uso de formas alternativas de mobilidade

 21/09/2016 - Publicado há 8 anos

Com o objetivo de estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de incentivar as pessoas para que experimentem formas alternativas de mobilidade, teve início, no dia 20 de setembro, a Semana da Mobilidade do Campus Luiz de Queiroz, na USP em Piracicaba. A programação, que se estenderá até o dia 24 de setembro, contemplará atividades como oficinas, vagas vivas, interdição de trechos do campus para veículos motorizados, incentivo ao transporte coletivo, bem como demais intervenções educativas.

A programação da Semana da Mobilidade está sendo entregue nos portões para estimular a participação da comunidade. Também está instalada, no Centro de Vivência, a Rádio Mobilidade, para divulgar as ações previstas para a semana.

No dia 22 de setembro, durante todo o dia, haverá interdição de ruas centrais, adotando o mesmo procedimento realizado nos finais de semana – ruas centrais sem estacionamento e Alameda dos Alecrins interditada para circulação de veículos. Também ocorrerá durante o dia todo a Vaga Viva, ocupação de vagas de estacionamento para atividades socioambientais por grupos do campus Luiz de Queiroz – AAALQ, Calq e Bike Anjo.

Ainda no dia 22 de setembro, entre 7 e 9 horas, haverá circulação gratuita do ônibus Azulão, percorrendo o trajeto Esalq-Avenida Independência (rotatória próxima à Santa Casa). Entre 9 e 12 horas, serão realizadas oficinas de pequenos reparos em bicicletas no bolsão de estacionamento do Edifício Central. Em seguida, no mesmo local, das 10 às 14 horas, será realizada a aferição de pressão e testes de glicemia na Vaga Viva.

No período da tarde, das 13 às 14 horas, será realizada a Aula de Pequenos Reparos em Bicicletas, no CV. Outras circulações gratuitas com o Azulão estão previstas entre 11h30 e 14 horas e entre 16h30 e 18h30, percorrendo o trajeto Esalq-Avenida Independência (rotatória próxima à Santa Casa).

Na sexta-feira, 23 de setembro, entre 10 e 14 horas, ocorrerão Oficinas de Pequenos Reparos em Bicicletas no bolsão de estacionamento do Edifício Central. Ainda no mesmo bolsão acontecerão a Vaga Viva e a Bike Solidária – aqueles que possuem bicicleta, não a usam e têm a intenção de doar para outra pessoa podem aproveitar esta oportunidade.

Para o dia 24 de setembro, último dia do evento, estão programadas as atividades: aferição de pressão e testes de glicemia (8 às 11 horas); aula de CrossFit (9 às 11 horas); Oficina de Pipas (14 às 16 horas) – todas em frente ao Edifício Central.

Mais informações: (19) 3429-4181, e-mail  planod@usp.br, site www.esalq.usp.br

Da Assessoria de Imprensa da Esalq


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.