Igualdade de salário entre gêneros mostra ética, valores e civilização de um país

Nesta coluna, o professor Renato Janine Ribeiro comenta a desigualdade salarial entre homens e mulheres

 28/04/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Nesta coluna Ética e Política, Renato Janine Ribeiro comenta uma fala do presidente Bolsonaro, que disse que “multar empresa por discriminação salarial torna ‘quase impossível’ mulher conseguir emprego”.

Renato Janine lembra que a proibição de pagar desigualmente pela mesma função está na CLT. O problema é que isso não é aplicado, exatamente por esse tipo de argumento, que diz ser difícil punir. O colunista aponta que é um equívoco dizer que a mulher não vai conseguir emprego, pois elas estão se qualificando e, cada vez mais, ocupam vagas no ensino superior.

Janine ainda destaca que a igualdade salarial entre homens e mulheres diz muito sobre um país: mostra o quanto são civilizados, têm valores e ética. “A ética está justamente em você valorizar as pessoas pelo que fazem e não desvalorizá-las pelo que são. É preciso ter na ética um espaço de valorização e é isso que o Brasil tem de retomar. O Brasil tem de fazer um esforço forte para retomar os valores éticos que estão hoje em risco em nosso país.”


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.