Cientistas lançam campanha de mobilização pela emergência da fome no País

Com ação em redes sociais, iniciativa “Coalizão contra a fome” busca alertar a sociedade sobre o aumento da fome no Brasil e chamar as pessoas a contribuírem com doações de alimentos

16/04/2021 - Publicado há 3 anos
Campanha de cientistas chama a sociedade para a emergência da fome no País – Foto: Reprodução/Coalizão

.

Um grupo de cientistas de várias universidades públicas brasileiras iniciou uma ação nas redes sociais para incentivar a sociedade a ajudar na luta contra a fome no Brasil, problema agravado pela pandemia, com a queda de renda da população. Chamada Coalizão contra a fome – A ciência de mãos dadas com a cidadania, a iniciativa pretende alertar para a emergência que a carência de alimentos representa e chamar as pessoas a contribuírem com Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam no combate à fome (confira a lista abaixo).

“A fome voltou ao Brasil com muita força, dados recentes mostram que pelo menos 19 milhões de pessoas no nosso país estão passando fome e cerca de 55% dos domicílios têm algum aspecto de insegurança alimentar”, destaca no vídeo de lançamento o pesquisador Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física (IF) da USP, que estuda as interações entre a floresta amazônica e as condições atmosféricas e climáticas. Artaxo alerta que se trata de uma emergência que precisa de reação forte da sociedade e que o auxílio emergencial é insuficiente para alimentar uma família ao longo do mês. “Além de fazer ciência temos que fazer ciência cidadã, ajudando a mitigar esse problema da fome”, afirma.

.

A professora Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília, produziu o segundo vídeo da campanha, que pode ser conferido neste link.

O grupo responsável pela iniciativa é o Coalizão Ciência e Sociedade, que trabalha na divulgação de informações científicas na área socioambiental, buscando subsidiar a avaliação de políticas públicas no Brasil. Além de Artaxo, fazem parte do grupo mais 15 pesquisadores da USP.

Como doar

A ação Coalizão contra a fome divulgou uma lista de organizações que recebem doações de alimentos e trabalham na distribuição junto às populações vulneráveis:

Atuação em todo o Brasil:

REGIÃO SUDESTE

REGIÃO NORTE

REGIÃO NORDESTE

REGIÃO CENTRO-OESTE

REGIÃO SUL

.

Acompanhe as ações da Coalizão Ciência e Sociedade:

Twitter: twitter.com/CoalizaoCs
Facebook: www.facebook.com/CoalizaoCS