A agricultura deve sentir os efeitos do La Niña durante o outono

O professor Fábio Marin diz que “teremos chuva no Norte e Nordeste e períodos de seca maior na região Sul do Brasil”

 07/04/2021 - Publicado há 3 anos
Por

 

O La Niña pode representar um bom momento de safra no Nordeste, mas na região Sul a previsão é de que chova menos do que o esperado – Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini via Flickr – CC

O Relatório Internacional de Meteorologia NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) aponta a presença do La Niña até meados do início da primavera. Fatores climáticos impactam diretamente no setor agrícola e são fundamentais para o planejamento e tomada de decisões.

Nas últimas duas vezes que o fenômeno ocorreu –  com força (2010-2011) e de forma mais amena (2017-2018) -, o Brasil teve pouca perda nas safras. O La Niña geralmente é menos prejudicial que o El Niño, pois tende a distribuir mais chuvas pelo Brasil. Esse efeito do La Niña é particularmente importante para o semiárido brasileiro, que atualmente enfrenta forte seca.

O especialista em agrometeorologia e previsão de produtividade e culturas agrícolas Fábio Marin, professor do Departamento de Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, explica que “não quer dizer que não chova no Sul do País, quer dizer que chove abaixo da média e, com isso, os produtores devem ficar atentos para dimensionar as safras de soja, milho e outras culturas que são cultivadas no Sul, por exemplo, porque normalmente são nesses anos que a gente tem algum tipo de problema de perda de safra por conta do clima”, afirma.

Os efeitos na agricultura dependem muito da intensidade de como o La Niña chega. Apesar da região Sul ter menos chuva do que se esperava, o inverso ocorre nas regiões Norte e Nordeste. O professor da Esalq ressalta que pode ser um bom momento de safra no Nordeste: “A chuva deve acontecer acima da média, então essa pode ser uma oportunidade para os produtores conseguirem níveis de produtividade maiores e assim terem um retorno maior. A gente até considera a possibilidade de aumento do nível de investimento para esses produtores do Norte e Nordeste do País, se possível”, avalia Fábio Marin.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.