13 de Maio, uma data em busca de resgate

Por que o 13 de Maio é tão pouco comemorado no País atualmente?

 10/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 24/04/2017 as 15:02
Por

Foto: Aquarela de Jean-Baptiste Debret/Wikimedia Commons
Foto: Aquarela de Jean-Baptiste Debret/Wikimedia Commons

Nesta semana, celebra-se a data histórica do 13 de Maio, ocasião em que foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, em 1888. No entanto, esse dia ainda é pouco comemorado no País atualmente. O jornalista Ricardo Alexino Ferreira, doutor em Ciências da Comunicação e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, fala sobre esse tema e mostra que muito mais que um gesto humanitário, a abolição da escravatura no Brasil se deu por pressões internacionais, que queriam que o Brasil se tornasse uma República.

Alexino tem estudado, nas últimas décadas, a Etnomidialogia e as questões da diversidade e sua interseção com a mídia. A partir de hoje, ele estreia a coluna Diversidades, na Rádio USP.

Logo da Rádio USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.