Apoio do Centrão não livra Bolsonaro de instabilidades com os próprios aliados

Segundo o colunista, os partidos do Centrão podem desestabilizar a governabilidade do presidente caso não recebam os benefícios acordados para a formação da base de apoio

 10/02/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna A Qualidade da Democracia desta semana, José Álvaro Moisés discute a tentativa do presidente Jair Bolsonaro de conquistar a governabilidade por meio do apoio dos partidos do Centrão no Congresso Nacional. A eleição de Arthur Lira, como presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco, como líder no Senado, é uma forma de garantir uma base de apoio a Jair Bolsonaro e evitar processos de impeachment. 

Apesar da forte influência política dos partidos do Centrão, não há garantias de que, no futuro, o presidente não terá instabilidades com seus atuais aliados. Segundo o colunista, os partidos do Centrão não são guiados por políticas públicas que incorporem dimensões sociais ou econômicas, porque sua força motriz é a conquista de benefícios, posições e cargos, portanto, se “o presidente não for capaz de fornecer todas essas condições, tais como exigidas, vai sofrer pressão do grupo que, neste momento, parece o estar apoiando”. 

Para Álvaro Moisés, todos esses aspectos afetam enormemente a autonomia e a independência do Parlamento e “condicionam o modo como o presidente da República busca a governabilidade”, finaliza.


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar quinzenalmente,  quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.