Moeda digital apresenta valorização de 419% em 2020

Situação econômica, conjuntura da pandemia e respostas dos governos contribuíram para essa valorização da bitcoin

04/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/02/2021 as 9:05
Logo da Rádio USP

O universo das criptomoedas e do registro distribuído deve continuar se consolidando cada vez mais Foto: Tim Reckmann via Flickr – CC

Criado em 2007, a bitcoin tinha uma atuação inexpressiva quando surgiu. Em 2009, a moeda digital valia US$ 0 e seu primeiro valor foi registrado em 2010, quando 1 bitcoin não valia nem US$ 1. Seu maior valor foi de 39 centavos de dólar. Passados mais de dez anos, no início do mês de janeiro de 2021, a moeda acumulou alta de 44%, com valorização de 419% em 2020, sendo vendida a R$ 220 mil.

Para Diego Viana, colaborador do Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento, da Escola de Comunicações e Artes da USP, “essa elevação pode ser explicada tanto pela própria dinâmica do bitcoin, desde que começou a ser negociado, há mais de dez anos, quanto pela conjuntura da pandemia e das respostas dos governos a essa situação”.

O pesquisador lembra que “o universo das criptomoedas e do registro distribuído deve continuar se consolidando cada vez mais. Durante todo o tempo em que a bitcoin existiu, a economia global esteve vivendo uma situação particular, com juros muito baixos e até negativos, que inibem a aplicação em títulos dos principais governos, situação chamada de buraco negro dos juros”.

A bitcoin atrai investidores dos mais variados tipos, inclusive aqueles que fazem transações ilícitas. Essas ações ilegais provocam uma instabilidade, prejudicando os clientes.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.