Pesquisadores buscam voluntários para entender qual a percepção pública da ciência

Estudo busca maiores de 18 anos para responder formulário on-line; participação é anônima e os dados serão utilizados apenas com fins científicos

 14/01/2021 - Publicado há 3 anos
Por
O que a população entende por ciência? – Foto: Freepik

.

A ciência trouxe inovações imprescindíveis para a humanidade. A partir de estudos e descobertas, como o antibiótico penicilina, em 1928, utilizado para tratamento de infecções causadas por bactérias, por exemplo, foi possível salvar milhões de vidas na Segunda Guerra Mundial. Mas o que a população acha da ciência? Um grupo de pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP quer entender qual é a percepção pública sobre ela. 

Trata-se da pesquisa Estudo de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia, conduzida no Laboratório de Investigações em Ensino de Ciências Naturais (Linecin) do IQSC. Além de entender qual a compreensão das pessoas acerca da ciência e da tecnologia, os objetivos são entender os níveis de confiança e consumo de informações científicas. A participação é anônima e os dados serão utilizados apenas com fins científicos.

Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e preencher o formulário on-line disponibilizado pelo grupo. Não existem respostas certas ou erradas neste estudo, pois o objetivo é compreender a percepção das pessoas sobre o assunto. 

A participação é voluntária. Significa que não haverá recompensa financeira, mas contribuirá com o estudo realizado e com a promoção de iniciativas que aproximem a Universidade e a comunidade. 

Mais informações: matheus.santos.barbosa@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.