Reitor participa de fórum de líderes promovido pela Universidade de Columbia

03/12/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 08/12/2020 as 11:20
O reitor da USP (no canto inferior esquerdo da tela, de terno azul) participou do evento que reuniu virtualmente estudantes, acadêmicos e representantes da sociedade civil – Foto: Reprodução

O reitor Vahan Agopyan participou, no dia 2 de dezembro, do Fórum de Líderes Mundiais, promovido pela Universidade de Columbia (EUA). O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apresentou uma palestra sobre o estado do planeta e a crise climática.

A interação virtual com estudantes, acadêmicos e representantes da sociedade civil aconteceu dez dias antes do encontro de líderes internacionais para marcar o quinto aniversário do Acordo de Paris sobre mudança do clima.

O chefe das Nações Unidas explicou que a humanidade tem travado uma guerra contra a natureza, a qual considera “um suicídio”. O secretário-geral realçou que a natureza sempre revida e que isso já acontece com força e fúria crescentes.

Em relação à emergência, Guterres ressaltou três pontos. O primeiro é a necessidade de alcançar a neutralidade global de carbono nas próximas três décadas. Depois, alinhar as finanças globais ao plano mundial para a ação climática. Por último, apostar na adaptação para proteger o mundo dos impactos do clima, em especial as pessoas e países mais vulneráveis.

Guterres disse que, no próximo ano, nações que representam mais de 65% das emissões globais de dióxido de carbono e mais de 70% da economia mundial terão assumido compromissos ambiciosos com a neutralidade de carbono.

“A principal finalidade do evento foi a de a ONU reforçar a divulgação das suas preocupações sobre a sustentabilidade. O secretário-geral foi enfático ao afirmar que as atividades humanas estão na raiz dos problemas ambientais da Terra e, na parte do diálogo com o público, ele destacou que cabe à sociedade pressionar os políticos a fazerem o que é correto, no caso, se referindo à sustentabilidade”, afirmou o reitor da USP, que foi convidado para o evento “em função de sua grande liderança no avanço da agenda do desenvolvimento sustentável dentro da educação superior global”, conforme consta no convite enviado ao dirigente.

O Fórum de Líderes Mundiais da Universidade de Columbia foi criado há 17 anos para reunir líderes de países e organizações para discutir questões da atualidade.

Assista, a seguir, à integra da palestra.