Fomentar inovação para evolução dos sistemas produtivos

Colunista fala de inovação e infraestrutura, analisando o 9º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

 23/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 03/04/2017 as 19:39

 

cab_jose_eliOuça a coluna “Sustentáculos”, com o professor José Eli da Veiga e a repórter Cinderela Caldeira:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

.

Objetivo Global 9: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação - Foto: Nações Unidas
Objetivo Global 9: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação – Foto: Nações Unidas

Na coluna de hoje, o professor José Eli da Veiga fala sobre o 9º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda de 2030, que estampa o dueto inovação e infraestrutura. Para o professor, a palavra inovação mereceria, sozinha, um ODS exclusivo, ou fazer parte de um que fosse inteiramente dedicado à Ciência e Tecnologia.

Os redatores do 9º ODS  tinham em mente os países mais subdesenvolvidos do mundo, que formam um total de 48. Na África, são 34, Ásia, nove, e Oceania, quatro; nas Américas, apenas um. Isso ajuda a entender por que esse objetivo não serve para a centena de países que têm sido chamados de emergentes, entre os quais se destacam os Brics, e, menos ainda, para as sociedades mais avançadas, ou os países considerados desenvolvidos, destaca o professor José Eli da Veiga em sua coluna “Sustentáculos”.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.