Nova direção da FFCLRP busca plano estratégico para próximos anos

O desafio da nova dupla de gestores da unidade, Pietro Ciancaglini e Marcelo Mulato, será traçar um plano estratégico aglutinador para os próximos 10-15 anos

 01/09/2016 - Publicado há 8 anos
Pietro_Mulato_Filo
Pietro Ciancaglini e Marcelo Mulato tomam posse dia 9 de setembro | Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro, às 10h30, tomam posse como diretor e vice-diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP os professores Pietro Ciancaglini e Marcelo Mulato, respectivamente.

A cerimônia será na Sala de Concertos da Tulha, Departamento de Música da FFCLRP – Bloco 29, Rua Mário de Andrade – Tulha – Campus da USP, Ribeirão Preto.

Metas

Os professores Pietro Ciancaglini e Marcelo Mulato começaram a gestão no dia 9 de agosto com o desafio de construir um plano estratégico aglutinador para a unidade, gerado a partir do diagnóstico das atividades desenvolvidas. “É necessário um plano de gestão para 10-15 anos e que esse plano receba respaldo institucional”, dizem.

Eles lembram que as principais metas da nova gestão estão no programa apresentado antes da eleição e que elas estão alicerçadas no resultado da última avaliação institucional realizada pela Universidade. Em resumo, lembram que a unidade está sempre adaptada e adiantada em relação ao seu tempo. “Com corpo docente e não-docente altamente qualificado, e com forte inclinação para o perfil multi e interdisciplinar.”

A FFCLRP, ou Filô, como é carinhosamente conhecida pela comunidade acadêmica, foi inovadora com a criação de seus cursos de graduação, que levam à formação de profissionais em habilidades de interesse regional e de destaque nacional.

A produção científica do corpo docente da unidade também a coloca sistematicamente entre as dez mais produtivas da USP. A unidade tem oito programas de pós-graduação credenciados pela Capes. Mesmo com toda excelência alcançada, incentivar a criação de novos cursos de pós-graduação em áreas ainda inexistentes e aumentar a produção científica estão entre as metas dos novos gestores.

Outro desafio que a dupla terá pela frente será dar continuidade nas atividades com a dificuldade financeira estabelecida em função do quadro econômico nacional. Segundo os professores, a unidade necessita aumentar ainda mais sua visibilidade dentro da própria USP e com isso beneficiar suas atividades-fins e seus interesses acadêmicos.

Os professores lembram que não são insubstituíveis e que, neste momento, todos são responsáveis para fazer a diferença, para avançar e progredir e “ninguém deve ficar de braços cruzados esperando acontecer”.

Quem são

Pietro Ciancaglini, atualmente diretor, foi vice-diretor na última gestão, que teve como diretor o professor Luiz Fernando Medina Mantelato. É titular do Departamento de Química da FFCLRP, onde ingressou em 1995. Desde o início da carreira, atua em diferentes atividades administrativas, como, por exemplo, presidente da Comissão de Graduação e do Conselho de Graduação na Pró-Reitoria de Graduação, do Conselho do Departamento de Química e da Comissão Coordenadora do Curso de Bacharelado em Química. É secretário da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e atual diretor científico da SBBf.

Já Marcelo Mulato, vice-diretor, é associado 3 desde 2012. Ingressou no antigo Departamento de Física e Matemática, em 2000. Foi coordenador do curso de graduação em Física Médica, do curso de pós-graduação em Física Aplicada à Medicina e Biologia, presidente da Comissão de Pós-Graduação, vice-chefe e chefe do Departamento de Física, todos na FFCLRP.

Rosemeire Soares Talamone / Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.