Pesquisa sobre mulheres no Brasil colonial é discutida em Harvard

Professoras da USP participam de seminário on-line gratuito promovido pela universidade norte-americana

03/11/2020 - Publicado há 3 anos
Uma Senhora de Algumas Posses em Sua Casa, de Jean-Baptiste Debret, Rio de Janeiro, 1823 – Foto: Reprodução

Coordenada por duas professoras da USP, uma vasta pesquisa sobre mulheres na história do Brasil – esquecidas pela historiografia – será apresentada nesta semana num evento on-line gratuito promovido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira, dia 5, às 14 horas (horário de Brasília), no seminário Women in Portuguese America, as professoras Maria Clara Paixão de Sousa e Vanessa Martins do Monte, ambas do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FLLCH) da USP, vão mostrar resultados parciais da sua pesquisa – que já trouxe à luz a trajetória de 150 mulheres até então praticamente desconhecidas – e discutir os objetivos desse projeto, ainda em andamento. A organização do encontro é do pesquisador Caio Cesar Esteves de Souza, que fez graduação, mestrado e doutorado em Letras na FFLCH e hoje atua na Universidade de Harvard, e do historiador Sergio Leos.

“Quando se lê sobre a história tradicional do Brasil colonial, pode-se ficar com a impressão de que, por mais de três séculos, havia poucas mulheres vivendo ali. As mulheres têm sido apagadas da história do Brasil por séculos e, cada vez mais, os desafios de recuperar essas figuras e histórias femininas se tornam maiores”, destaca um texto de divulgação do evento.

O seminário virtual Women in Portuguese America será realizado nesta quinta-feira, dia 5, às 14 horas (horário de Brasília), pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O link para participação será disponibilizado pela organização do evento. Mais informações estão disponíveis no site da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e no site do evento. O seminário é gratuito, mas é preciso fazer inscrição neste link (clique aqui).