Dom Salvador mistura samba, jazz, soul e funk

Compositor paulista radicado nos Estados Unidos é tema do programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP

 03/11/2020 - Publicado há 1 ano
O pianista e compositor paulista Dom Salvador – Foto: Julay Barretti/Sesc

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 1º de novembro de 2020, que abordou a obra do pianista e compositor paulista Dom Salvador. 

“Lamentavelmente, Dom Salvador é mais um grande músico brasileiro com reconhecimento mais acentuado lá fora do que em seu próprio país.”

Assim o pesquisador Omar Jubran se referiu ao pianista e compositor paulista Salvador da Silva Filho, o Dom Salvador, no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 1º passado, que foi dedicado ao músico.

Nascido em 12 de setembro de 1938, em Rio Claro (SP), Dom Salvador começou a atuar como músico aos 12 anos de idade, tocando piano numa orquestra. Em 1965, com Edson Lobo (contrabaixo) e Vitor Manga (bateria), formou o Dom Salvador Trio, grupo que gravou um álbum homônimo naquele mesmo ano.

Ainda em 1965, com Sergio Barroso (contrabaixo) e Edson Machado (bateria), Dom fundou o Rio 65 Trio. No ano seguinte, acompanhado pelo compositor Edu Lobo e pela cantora Sylvia Telles, entre outros, esse conjunto fez uma turnê por nove países. Era o início da carreira internacional de Dom Salvador, que em 1973 se mudou definitivamente para os Estados Unidos, onde vive atualmente.

Olhar Brasileiro exibiu obras de Dom Salvador e músicas de outros compositores – entre eles, Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi – interpretadas pelo músico paulista e seus acompanhantes. O programa deu exemplos do que ficou conhecido como samba-funk, o estilo criado por Dom Salvador, que mistura samba, jazz, soul e funk.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.