Abertura do Encontro de Docentes da USP tem palestra do sociólogo Manuel Castells

Evento foi realizado em formato on-line e teve mais de mil inscritos; abertura contou com palestra do sociólogo espanhol Manuel Castells

23/10/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 26/10/2020 as 16:38
Esta foi a quarta edição do evento, que é uma iniciativa dos representantes das categorias docentes no Conselho Universitário – Foto: Reprodução

A palestra do sociólogo espanhol e professor de Tecnologia de Comunicação e Sociedade da Universidade da Califórnia do Sul, Manuel Castells, marcou a abertura da quarta edição do Encontro de Docentes da USP, promovido no dia 23 de outubro, em formato totalmente on-line. Mais de mil professores da Universidade se inscreveram para participar do encontro.

+ Mais

Live de Manuel Castells falará sobre pandemia na sociedade em rede

O reitor da USP, Vahan Agopyan, fez a saudação inicial do evento, destacando a importância da atividade “para que os docentes possam trocar experiências”. “Vivemos um momento complexo, que apresenta dois aspectos desafiadores para os docentes das universidades de pesquisa. O primeiro deles diz respeito ao retorno das aulas presenciais. Em 2021, teremos o desafio de conseguir manter o uso das ferramentas de tecnologia da informação concomitantemente com as aulas presenciais, que deverão ser ministradas de forma diferente em relação a 2019. O segundo, como pesquisadores, 2020 mudou nossa maneira de fazer pesquisa, que se tornou mais dinâmica e com resultados mais rápidos”, destacou o reitor.

O Encontro de Docentes da USP é uma iniciativa dos representantes das categorias docentes no Conselho Universitário, com o objetivo de discutir a autonomia universitária, a carreira acadêmica e a avaliação. A edição deste ano foi organizada por um comitê formado pelos professores Amâncio Jorge Oliveira, Ana Estela Haddad, Bruno Caramelli, Luiz Fernando Ramos e Marcílio Alves.

Assista, a seguir, à cerimônia de abertura e à palestra de Manuel Castells. A segunda parte do encontro pode ser acessada no Canal USP.