Instituto de Estudos Avançados lança guia para ajudar na gestão municipal

Programa USP Cidades Globais do IEA lançou documento que pode auxiliar na formação de políticas públicas e contribuir para a participação social da população

08/10/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O Jornal da USP no Ar de hoje (8) conversa com os professores Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenador do Programa USP Cidades Globais do IEA, e com Arlindo Philippi Júnior, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, sobre o Guia Para Cidades Sustentáveis Eleições 2020, do Centro de Síntese USP-Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados (IEA).

O guia foi proposto por 21 pesquisadores e possui todas as metas e itens diretamente relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Com as eleições municipais de 2020, Buckeridge compartilha que o documento pode auxiliar tanto gestores públicos quanto a população em geral na cobrança de melhorias na cidade. “A gente colocou uma série de itens de agenda e os candidatos podem utilizá-los para suas campanhas. Também pode ser usado por jornalistas para propor perguntas e pela população no geral para cobrar, tanto agora quanto depois, o que os candidatos vão fazer.”

Buckeridge diz ainda que o guia é baseado em um artigo escrito em parceria com Philippi Júnior, em que estudam o mundo urbano e como usar a ciência para melhorar a qualidade das políticas públicas, além de analisar também os impactos da própria covid-19 na cidade. Segundo o professor, investigar os problemas com base no desenvolvimento sustentável permite entregar aos políticos resoluções integradas. “A coisa mais importante é a integração dos objetivos sustentáveis em um conjunto de objetivos e metas que caminhem no sentido da sustentabilidade. Uma meta única não é tão importante, por isso fazemos o recorte dos objetivos sustentáveis para conscientizar as pessoas e políticos.”

A participação social, presente no ODS 17 da Agenda 2030, trata da relação e parcerias que devem ser construídas e, na visão do professor Philippi Júnior, é um item primordial para a implementação de ações que diminuam as desigualdades sociais, com maior envolvimento civil nos conselhos que existem referentes a cada item da agenda. O IEA fará um evento no dia 19 de outubro, quando haverá a discussão sobre os itens com os autores que participaram da construção do documento.

Saiba mais ouvindo a entrevista completa no player acima.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.