Muniz Sodré assume Cátedra Otavio Frias Filho

Cerimônia de posse será realizada na quarta-feira, dia 22, às 16h30, com transmissão ao vivo pela internet

 16/09/2021 - Publicado há 1 mês  Atualizado: 17/09/2021 as 18:31
O professor Muniz Sodré – Foto: Reprodução/YouTube

 

O professor Muniz Sodré, um dos mais importantes pesquisadores de comunicação do Brasil, assume no dia 22, quarta-feira, às 16h30 horas, o posto de primeiro titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada em fevereiro passado pela USP e pela Folha de S. Paulo e sediada no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. A cerimônia de posse será transmitida ao vivo através do site do IEA.

De acordo com a programação do evento, Muniz Sodré receberá as boas-vindas do coordenador acadêmico da cátedra, professor André Chaves de Melo Silva. Em seguida, falarão o diretor do IEA, professor Guilherme Ary Plonski, e o publisher da Folha de S. Paulo, Luiz Frias. Haverá ainda a saudação ao catedrático feita pelo professor Naomar de Almeida Filho, titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA. Por sua vez, Muniz Sodré fará a conferência Sobre o Povo Brasileiro. O evento será encerrado com a palavra do reitor da USP, professor Vahan Agopyan.

À frente da Cátedra Otavio Frias Filho, Sodré coordenará o ciclo de palestras Ser Brasileiro Hoje: Diversidade e Democracia, que deverá resultar em livro com contribuições de pesquisadores selecionados.

Natural de São Gonçalo, na Bahia, Sodré se formou em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), é mestre em Sociologia da Informação e Comunicação pela Universidade Sorbonne (França) e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua como livre-docente em Comunicação e é Professor Emérito. Com pós-doutorado também pela Sorbonne, atuou como pesquisador-colaborador na Universidade de Tampere, Finlândia. Trabalhou como jornalista em várias publicações, deixando a área em 1974 para se dedicar à carreira acadêmica. Dirigiu a TV Educativa e foi presidente da Biblioteca Nacional. Atualmente, é membro da Academia Baiana de Letras e tem atuação destacada na pesquisa sobre a cultura afro-brasileira e sua defesa e na luta contra o racismo. É autor de 45 livros, dentre eles, o recente A Sociedade Incivil: Mídia, Iliberalismo e Finanças.

A cerimônia de posse do professor Muniz Sodré na Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade será realizada no dia 22 de setembro, quarta-feira, às 16h30, com transmissão ao vivo através do site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.