Reitores da América Latina discutem desafios das universidades durante e pós-pandemia

Dirigentes destacaram que as universidades estão à altura das circunstâncias impostas pela covid-19

25/08/2020 - Publicado há 4 anos
Reitores do Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e México participaram das discussões – Foto: Reprodução

Os grandes desafios das universidades durante e depois da pandemia na América Latina foi o tema do evento virtual promovido pela União das Universidades da América Latina e Caribe (Udual) e pelo Espaço Comum de Educação Superior On-line, no dia 24 de agosto, e que contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan.

Além de Agopyan, participaram do encontro a presidente da Udual e reitora da Universidade Nacional da Colômbia, Dolly Montoya; e os reitores Enrique Graue Wiechers, da Universidade Autônoma do México (Unam); Alberto Edgardo Barbieri, da Universidade de Buenos Aires (UBA); e Orestes Cachay Boza, da Universidade Nacional Superior de San Marcos.

Um dos pontos convergentes mencionados pelos dirigentes foi a constatação de que as universidades estão à altura das circunstâncias impostas pela covid-19 e se adaptaram rapidamente para o oferecimento do ensino remoto. Os reitores, no entanto, ressaltaram que a liberdade acadêmica é fundamental e que não há máquina para substituir o desempenho e a relação entre aluno e professor.

“Os alunos e os professores começaram a usar ferramentas que a maioria não conhecia. A partir de 2021, o ensino vai ser aprimorado com o uso dessas ferramentas. É uma mudança muito grande e a pandemia foi um catalisador dessa mudança. Na área da pesquisa, o trabalho multidisciplinar e a rápida resposta às demandas sociais representam as principais mudanças”, afirmou Agopyan.

Segundo ele, a pandemia mostrou que as universidades no mundo todo não são apenas uma fonte segura de informações, mas parte substancial na resolução dos problemas que afligem os países. Outra questão levantada por Agopyan foi a necessidade de que as instituições defendam sua autonomia.

Assista, a seguir, à integra da videoconferência.