Alunos da USP mostram soluções para problemas da pandemia em desafio global de design

Concurso Design for Emergency teve como objetivo engajar designers para apresentarem soluções compartilhadas em plataforma aberta, que podem ser implementadas por empreendedores locais em qualquer país

25/08/2020 - Publicado há 4 anos

Soluções para o contexto de pandemia foram apresentadas no desafio global de design – Foto: Divulgação/Design for Emergency

.

Iniciativas de design para solucionar problemas e atender às necessidades e emoções das pessoas vivendo em distanciamento social durante a pandemia concorreram nos meses de julho e julho num desafio mundial chamado Design for Emergency – Semeando ideias que agora divulga os melhores trabalhos enviados. Pelo Brasil, alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP tiveram projetos selecionados para constar na plataforma global do desafio, disponível neste link. Também é possível acompanhar os trabalhos pelo instagram e facebook do evento.

Segundo Denise Dantas, professora da FAU e coordenadora do projeto no Brasil, as propostas selecionadas destacam-se pela aderência ao escopo do desafio, uso dos dados da pesquisa, objetivos claros e bem fundamentados, enfoque inovador, potencial de viabilidade e qualidade da representação gráfica. “Importante salientar que, como serão distribuídas em licença creative commons, as ideias que foram selecionadas apresentam clara indicação de autoria”, comenta Denise.

Os trabalhos foram divididos em quatro categorias: segurança física; suporte comunitário; experiências compartilhadas; bem-estar e saúde mental. A quantidade de trabalhos voltados para a segurança física e o suporte comunitário superou as demais categorias, revelando a demanda indicada na pesquisa pela preservação da vida e prevenção da doença, assim como ideias de suporte em rede que possam auxiliar diferentes grupos sociais em suas necessidades.

Além da FAU, o evento contou no Brasil com a coordenação do Museu da Casa Brasileira (MCB), ambos atuando em parceria com a Northeastern University, dos Estados Unidos. O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é o único museu do País especializado em arquitetura e design.

“O Museu da Casa Brasileira, neste contexto e momento delicado em que estamos inseridos, continua acreditando no design como ferramenta importante para a reflexão e a proposição de ideias. Ficamos felizes com esse trabalho desenvolvido em conjunto com o grupo de pesquisa da FAU-USP, principalmente, por podermos valorizar profissionais e estudantes da área”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do museu.

.

Confira os projetos selecionados de estudantes da FAU-USP

Clique nas imagens para ter acesso aos projetos

1ma.mao