Museu Paulista abre inscrições para candidatos a diretor e vice-diretor

Inscrições devem ser feitas até o dia 13 de maio, em sistema de chapas, compostas de professores titulares e professores associados 3 da Universidade

05/05/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 14/05/2020 as 17:13
O principal desafio dos novos dirigentes, cuja gestão englobará o período de 2020 a 2024, será o de liderar a instituição nos trabalhos de restauro do edifício do museu – Foto: Divulgação / PRCEU via Giro Cultural

Estão abertas, até o dia 13 de maio, as inscrições para os docentes da USP interessados em se candidatar às funções de diretor e de vice-diretor do Museu Paulista. As inscrições devem ser feitas em sistema de chapas, compostas de professores titulares e professores associados 3 da Universidade. Cada uma das chapas deverá conter, ao menos, um docente do museu.

O principal desafio dos novos dirigentes, cuja gestão englobará o período de 2020 a 2024, será o de liderar a instituição nos trabalhos de restauro do edifício-monumento do museu e no estabelecimento de um programa de atividades preparatórias para as comemorações do Bicentenário da Independência, em 2022, com exposições e outras iniciativas voltadas ao público, tudo em consonância com as políticas e ações da Reitoria.

A votação será realizada on-line, no dia 19 de junho, em até dois turnos de votação. Será considerada eleita a chapa que obtiver maioria absoluta dos votos no primeiro turno. Caso isso não ocorra, será realizado um segundo turno entre as duas mais votadas, considerando-se eleita a que obtiver maioria simples.

+ Mais

Obras de restauração do Museu do Ipiranga continuam dentro do cronograma

O processo de eleição será conduzido por uma Comissão Eleitoral, formada pelos seguintes professores: Paulo César Garcez Marins, do MP; Dalva Lúcia Araújo de Faria, do Instituto de Química (IQ); Silvana Barbosa Rubino, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Eduardo Victorio Morettin, da Escola de Comunicações e Artes (ECA); e Sheila Walbe Ornstein, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que foi diretora do museu no período de 2012 a 2016.

Os candidatos a diretor e vice-diretor do museu deverão enviar os pedidos de inscrição, em forma de chapa, exclusivamente para o endereço eletrônico mp.2020@usp.br, mediante requerimento assinado por ambos e dirigido à Comissão Eleitoral, acompanhado do programa de gestão a ser implementado.

O Colégio Eleitoral é formado pelos docentes do Museu; pelos membros do Conselho Deliberativo; pelos diretores e representantes das Congregações no Conselho Universitário das Unidades Afins — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), FAU, Faculdade de Educação (FE), ECA e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) — e pelos representantes dos servidores técnicos e administrativos.

Clique aqui e acesse a íntegra do edital publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 18 de abril.