O melhor e o pior do ser humano em tempos de covid-19

Em sua coluna desta semana, Renato Janine Ribeiro fala de ações positivas, mas questiona o ódio que muitos direcionam à ciência

 15/04/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Para o professor Renato Janine Ribeiro, em situações extremas revela-se o que há de melhor e o que há de pior no ser humano. É este o tema de sua coluna desta semana. “O melhor aparece em gestos de solidariedade, de apoio ao outro. Mas também temos, infelizmente, pessoas que usam este momento para o ódio”, afirma ele. “Vi manifestações carregadas de ódio. Um ódio, inclusive, direcionado à ciência. Então, apesar de tudo o que o conhecimento traz de bom, ainda há pessoas que se recusam a reconhecer este papel do conhecimento.”

“Nós temos um avanço científico notável, e onde isso é mais visível é na área da saúde. Mas há uma coisa assustadora, que é o caso de pessoas que acham que isso não vale grande coisa. Nós, pesquisadores, cientistas, deveríamos procurar entender melhor a razão de tanto ressentimento, de tanto ódio”, argumenta o colunista. “Por que o conhecimento ofende?”, questiona ele.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.

 


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.