Brasil enfrentará grandes desafios pós-crise do coronavírus

Questões com as quais o País terá de lidar vão desde a recuperação da economia até a reavaliação de seu posicionamento internacional

 14/04/2020 - Publicado há 4 anos

A pandemia de coronavírus não é somente uma ameaça à saúde pública, é também a outras esferas brasileiras. Desse modo, não é precoce discutir os desafios que o País terá de enfrentar, tanto interna quanto externamente, no pós-crise. Na coluna de hoje (14), o professor Rubens Barbosa analisa essa problemática.

“Internamente, temos que discutir a reativação da economia, a recuperação do emprego, as reformas do Estado, a questão das desigualdades. Externamente, há outros desafios: o lugar do Brasil no mundo, como vai ficar a posição do Brasil como grande exportador de produtos agrícolas diante da disputa entre EUA e China”, enumera o ex-embaixador. Ainda sobre essa série de desafios, ele completa apontando que “a sociedade civil, empresários, trabalhadores, mais o Congresso, Judiciário, Executivo devem começar a discutir estratégias de médio e de longo prazo para definir uma agenda, visando a recuperar a economia”.

A recessão, que acontecerá após o pico da pandemia, provavelmente será a maior do último meio século, superando inclusive a de 2008; no Brasil, isso, somado à falta de visão estratégica de quem administra o Estado, pode gerar uma marginalização do País no mundo. Visto isso, Barbosa indica que “está na hora de criar um comitê gestor para a reconstrução do País, para coordenar as medidas de guerra que deverão ser tomadas ainda antes das eleições de 22”.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.