Pesquisas de João Araújo revelam importância da viola caipira para a MPB

Projeto, desenvolvido desde 2004, mostra a influência do instrumento na música popular brasileira da colonização até os dias atuais

 03/04/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho Pesquisa Viola Urbana III, do violeiro e compositor João Araújo. O músico, natural de Contagem, Minas Gerais, é produtor e gestor cultural e atua no universo musical desde 1979.

Araújo foi o fundador da empresa Viola Urbana Produções, na qual atua na gestão de projetos como o Festival Mineiro de Viola e o Prêmio Nacional de Excelência da Viola. Desde 2004 desenvolve o estudo Pesquisa Viola Urbana, com o objetivo de mostrar a importância da viola de dez cordas para a música popular brasileira desde a colonização até os dias atuais.

Desse projeto já surgiram dois DVDs e três CDs, com a participação de artistas como Roberto Corrêa, Paulo Freire, Sérgio Andrade e Chico Buarque. Em Pesquisa Viola Urbana III, o violeiro interpreta composições autorais e de músicos como Tom Jobim, Chico Buarque e Raul Seixas para demonstrar a influência da viola mineira em outras culturas regionais brasileiras. 

Esta edição do programa Revoredo tem as músicas: Hino nacional brasileiro; Pantaneira chamamé; Riacho sobradinho; Dolente; Engenho de flores; Pererê; Amanheceu comitiva ; Azevaneira e Bugio brejeiro.

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.