Evento apresenta palestras de filhos e netos de sobreviventes do Holocausto

Encontro em São Paulo, no dia 17 de agosto, é o quarto de uma série que pretende divulgar os resultados do projeto “Vozes do Holocausto/Arqshoah”, da professora da USP Maria Luiza Tucci Carneiro

 12/08/2016 - Publicado há 8 anos
Por

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc promove, no dia 17 de agosto, um evento com membros do projeto “Vozes do Holocausto/Arqshoah”, dirigido pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Esse é o quarto evento promovido para divulgar os resultados do projeto.

Desta vez, seis filhos e netos de sobreviventes contarão as histórias de seus antepassados, todas já registradas em livros, que estarão disponíveis para compra após a palestra. O evento também pretende incentivar outras famílias a contar as trajetórias de seus entes que vieram para o Brasil fugindo do nazismo.

Maria Luiza Tucci Carneiro durante o seminário Vozes do Holocausto - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Maria Luiza Tucci Carneiro – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Maria Luiza conta que o projeto, iniciado oficialmente em 2006 sob outro nome, pretendia “organizar uma base de dados que pudesse conter testemunhos de sobreviventes do Holocausto e refugiados do nazifascismo, além de um grande arquivo digital com documentos sobre a sua chegada ao Brasil”. Para tanto, a professora vem conduzindo entrevistas desde a década de 1980, contabilizando 231 relatos.

Ela acredita que essas narrativas deixam um ensinamento e uma lição de vida: “Aqueles que estão em uma situação difícil, de tragédia ou catástrofe, devem tanto ajudar como merecem ser ajudados. Além disso, servem como um alerta para os perigos extremos do antissemitismo e do racismo, principalmente quando legitimados e endossados pelo Estado”. Maria Luiza aponta que, a partir do final de 2016, uma coleção chamada “Vozes do Holocausto”, com seis volumes impressos e 10 DVDs, deve ser lançada para divulgar os relatos. Alguns deles, escritos pelos próprios sobreviventes, filhos e netos, já estão disponíveis pela Coleção Testemunhos, da Editora Humanitas.

O evento “Vozes do Holocausto/Arqshoah” acontece no dia 17 de agosto, às 18h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (rua Plínio Barreto, 285, 4º andar, em São Paulo). Entrada grátis, mediante inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3254-5600

 

 

Veja a seguir reportagem especial do Jornal da USP sobre o projeto “Vozes do Holocausto”.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.