Enquanto coronavírus ocupa atenção dos noticiários, outras doenças são ignoradas

São Paulo confirma dois casos de covid-19 durante o Carnaval, número muito inferior ao de outras doenças tropicais, como a dengue

 03/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 11/04/2020 as 11:45
Por

Logo da Rádio USP

Trezentos casos de dengue para 100 mil habitantes já podem ser considerados uma epidemia. Com essa visão, João Paulo Lotufo entende que está se dando muita importância ao coronavírus, com apenas dois casos confirmados no Brasil, até agora, e se esquecendo de nossas mazelas, como a dengue, sem falar no número infinitamente superior dos viciados em drogas. Segundo dados de pesquisa feita pelo Projeto Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, de 100 mil jovens de 10 escolas públicas, 25 mil já experimentaram tabaco aos 17 anos, 20 mil usaram maconha, cinco mil, o crack e 60 mil, a bebida alcoólica. No entanto, o coronavírus  tomou conta dos noticiários como se as outras doenças endêmicas e que podem ser igualmente letais não merecessem atenção.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.