Ciência de Dados é tema de curso gratuito em São Carlos

Com encontros às quartas-feiras, o curso ensinará as técnicas básicas de ciência de dados usando a linguagem de programação Python

27/02/2020 - Publicado há 4 anos
Cientistas de dados utilizam ferramentas matemáticas e computacionais para auxiliar no processo de extração de conhecimentos a partir de dados – Foto: Flickr CC

.
Conhecida como capital da tecnologia, a cidade de São Carlos tem se transformado em local de estudos e oportunidades na área de ciência de dados, um campo que se constrói na interseção de conhecimentos computacionais, estatísticos e matemáticos.

Alunos de graduação e pós-graduação de qualquer instituição de ensino podem participar de um curso gratuito sobre o assunto no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. As inscrições estão abertas até 2 de março, e as aulas começam no dia 4.

Local do curso será o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Com encontros às quartas-feiras, das 14 às 16 horas, o curso ensinará as técnicas básicas de ciência de dados usando a linguagem de programação Python. Além disso, serão apresentadas ferramentas para organização e análise de dados e algoritmos para fazer predições usando esses dados.

Para participar, conhecimentos básicos em cálculo, geometria analítica, estatística e programação Python são importantes para a compreensão das aulas. As inscrições devem ser feitas on-line.

O curso é oferecido pelo DATA, grupo de extensão da área de ciência de dados e aprendizado de máquina, formado por alunos no ICMC, que tem como objetivo capacitar estudantes e reunir times para realização de projetos e participação em competições.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC/USP