Escola tem papel importante na orientação profissional de atletas

Dependendo da classe social de origem, investimento em carreira esportiva afeta atletas de forma diferente, aumentando desigualdade social

21/02/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Pesquisa mostra que o investimento no hóquei como carreira esportiva de elite pode aumentar desigualdades sociais. Trata-se de um estudo de sociologia do esporte realizado na Suíça, onde o hóquei no gelo é muito popular; mas, na avaliação do professor Paulo Roberto Pereira Santiago, esses resultados servem de reflexão para as carreiras esportivas no Brasil.

É que o estudo, publicado no ano passado pela revista científica International Review for the Sociology of Sport, mostra que tanto as famílias de classe média alta quanto baixa apoiam seus filhos a investir no hóquei com o abandono da escola. Mas atletas de famílias mais ricas tendem a se preparar melhor para uma futura carreira de transição – quando não puder mais ser jogador de hóquei. Ao contrário, os atletas vindos de classe de mais baixa renda não apresentam esse “plano B” por não contarem com o apoio financeiro dos pais.

Outra informação, destacada pelo professor Santiago nessa pesquisa, é a de que a escola tem um papel importante na orientação profissional dos atletas de classe mais alta, uma vez que recebem maior apoio das escolas para investir nos estudos. O que faz Santiago acreditar no “papel importante da escola” de contribuir na orientação da vida futura do atleta.

A coluna desta semana foi sugestão de um ouvinte e colega do professor Santiago, que promete estudar e trazer todas as respostas possíveis para a coluna Ciência e Esporte. Quem tiver dúvidas ou algum tema pode encaminhar por e-mail ou através de comentários no canal da coluna no youtube. A única indicação é relacionar ciência e esporte.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.